quarta-feira, 21 de outubro de 2020

Cooperação/“Níger promete continuar  a apoiar  Guiné-Bissau a encontrar estabilidade politica”, diz Chefe do Governo

Bissau, 21 Out 20 (ANG) – O Primeiro-ministro afirmou  terça-feira que o Presidente da República do Níger prometeu que o seu país vai continuar a ajudar a Guiné-Bissau a encontrar um clima de paz e entendimento entre seus filhos.

Nuno Gomes Na Bian proferiu estas palavras no Aeroporto Internacional de Bissau, no regresso de uma visita  ao Níger e o Burkina Faso,  como enviado do Presidente de República Umaro Sissoco Embaló.

Na ocasião, salientou que o Chefe de Estado nigerino tem contribuído muito para a criação de um clima de paz  e entendimento entre os guineenses.

“Temos uma abertura total da sua parte para continuar ajudar a Guiné-Bissau a sair da situação em que se encontra”, disse.

Nabian sublinhou que depois das eleições presidenciais o país voltou para o concerto das nações e que é preciso que todos os guineenses assumam as  suas responsabilidades no sentido de se trabalhar melhor para que o país possa estar ao nivel dos outros países do mundo.

O Chefe do Governo disse que aprendeu muito com essa viagem nomeadamente sobre a forma como o Níger conseguiu resolver muitas situações difíceis, tendo salientado que as autoridades da Guiné-Bissau vão usar a mesma estratégia para desenvolver o país.

“Para isso, como diz o  Chefe de Estado, é preciso ter a paz e entendimento entre os filhos da Guiné-Bissau e  deixar de falar mal  do país”, referiu.

O Primeiro-ministro pediu para que os filhos da Guiné-Bissau andem de mãos dadas para trabalhar no sentido de fazer o país avançar tal como o resto dos países da sub-região e do mundo.

Informou que a Ministra dos Negócios Estrangeiros vai continuar a diligenciar  para poder, de facto, apoiar e criar as melhores condições para os estudantes guineenses que estão actualmente no Centro de Aviação Civil nigerino.

Disse que brevemente, os Ministérios dos Negócios Estrangeiros dos dois países vão criar uma Comissão Mista numa perspectiva de fortificar cada vez mais as relações  .ANG/MSC/ÂC//SG

 

 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário