quinta-feira, 22 de outubro de 2020

       Cooperação/Embaixadora dos Países-Baixos entrega cartas credencias

Bissau, 22 out 20 (ANG) – O Presidente da Republica recebeu hoje as cartas credenciais da embaixadora do Reino dos Países Baixos, Joan Wiegman e da Grã-Bretanha, Vitoria Billing, ambos com residências em Dakar, no Senegal.

Em declarações à imprensa, Joan Wiegman  disse que acabou de entregar as suas cartas credenciais  ao presidente da República, para o exercício das funções que lhe foram confiadas pelo Rei  dos Países Baixos, Willem-Alexander .

“As relações entre a Guiné-Bissau e os Países Baixos são da longa data e devem ser salvaguardadas”, afirmou .

Joan Wiegman lamentou o efeito rápido  que a pandemia de covid-19 tem no país, tendo sublinhado que as numerosas recaídas negativas só agravam as dificuldades existentes.

“Neste período dificil, expressamos as nossas  solidariedades e espero que esta conjuntura não influencie negativamente o futuro do país”, desejou a embaixadora.

Joan Wiegman disse que   350 quilómetros  do litoral da Guiné Bissau estão cobertos de  água , e  que  constitui um bem considerável que só necessita de ser verdadeiramente explorados.

Acrescentou que esta água é notavelmente a origem extraordinária de biodiversidade que carateriza a Guiné Bissau e que representa um imperativo de primeiro plano do Reino dos Países Baixos.

Para contribuir para a realização deste objectivo, os Países Baixos têm  financiado projectos de sensibilização dos povos sobre a necessidade de salvaguardar o habitat dos pássaros migratórios.

Disse que o seu país está engajado na luta pela defesa  dos direitos do homem e  na protecção dos mais vulneráveis e que para tal,  o governo dos países baixos tem uma iniciativa de financiar um centro de acolhimento das crianças vitimas de maus trato.

Joan Wiegman referiu que os Países Baixos apoia a Guiné-Bissau em vários domínios, através da sua contribuição para o financiamento das actividades lideradas pela União Europeia e Agências do Sistema das Nações Unidas.

 “A minha estadia em Bissau, permitiu-me ver as potencialidades do país e esta é a razão pela qual estou convencido de que o seu valor terá um impacto positivo no  desenvolvimento do país”, disse.

Para além das embaixadoras do Reino dos Países Baixos, Joan Wiegman e da Grã-Bretanha Vitoria Billing, o Presidente da República da Guiné-Bissau recebeu ainda  as cartas credenciais dos Embaixadores da República da Áustria, Genlinde Paschinger, de Israel, Roi Rosemblit e do Reino da Tailândia Nipon Petchpomprapas.ANFG/LPG/ÂC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário