sexta-feira, 23 de outubro de 2020


 

MICS VI /Comportamento de ter múltiplos parceiros sexuais é maior nos homens do que nas mulheres

Bissau,  23 out 20 (ANG) -  O Inquérito aos Indicadores Múltiplos (MICS-VI) 2018-2019 divulgado na quarta-feira(21) sustenta que o comportamento sexual pode ser considerado fator de risco para problemas sociais e de saúde  em muitos contextos, incluindo saúde reprodutiva, HIV e outras infecções  sexualmente  transmissíveis.

De acordo com o relatório à que a ANG teve acesso o comportamento de ter múltiplos parceiros sexuais é maior nos homens do que nas mulheres e a declaração do uso do preservativo durante relações sexuais foi maior entre os homens do que entre as mulheres.

O relatório ainda indica que  as mulheres de 15 à 24 anos e 15 à 49 anos são mais activas sexualmente comparando com os homens da mesmas faixas etárias”, explicou.

Segundo estes inquéritos, seis em cada dez jovens mulheres de 15 à 19 anos de idade sexualmente  activas e solteiras estão com  necessidades satisfeitas com uso de métodos modernos de planeamento  familiar  contra 24 por cento das casadas ou em união.

O MICS-VI demostra que crianças de sexo masculino de 15 à 19 anos de idade têm mais conhecimentos abrangentes sobre o VIH que as do sexo feminino, correspondente 31 por cento contra 13 porcento.

"A testagem de HIV nos últimos 12 meses antes do inquérito e conhecimento dos resultados é maior entre as mulheres do que entre os homens, tanto nas mulheres de 15 à 49 anos como nas mulheres de 15 à 24 anos que foram oferecidas teste de HIV durante gravidez, aceitaram e receberam resultados com informações e aconselhamento de saúde relacionado com ao HIV após o teste”, revela o MICS-VI.

O inquérito refere que, entre as mulheres que fizeram o teste nos últimos 12 meses antes do inquérito, a maior percentagem registou-se no Sector Autónomo de Bissau, 17 por cento e a menor na região de Bolama/Bijagós, 6 por cento.

Disse que quanto ás mulheres que fizeram teste durante Consulta Pré-Natal, a maior percentagem é observada na região de Quinara 78 porcento e a menor na região de Bafatá 19 porcento. ANG/MI/ÂC//SG    

    

          

Sem comentários:

Enviar um comentário