sexta-feira, 23 de outubro de 2020


 MICS VI /Relatório considera insignificante diferença na taxa da mortalidade juvenil e infanto- juvenil entre meninas e meninos

Bissau, 23 out 20 (ANG) –Os dados dos Inquéritos dos Indicadores Multiplos de 2018/2019(MICS VI),  consideram  de insignificante a diferença na taxa de mortalidade juvenil e infanto-juvenil entre as meninas e meninos na Guiné-Bissau.

Segundo os referidos dados , em relação a diferença entre adolescente e jovens de 15 e 19 anos actualmente casadas ou em união por diferença com o seu parceiro, os dados mostram que 33 por cento estão casadas ou unidas com um homem de 10 ou mais anos de velhice que elas.

Ainda conforme os dados do MICS, não existem diferenças segnificativas na paridade do sexo relativamente a taxa de participação no aprendizagem organizada nas crianças com menos de um ano e a idade oficial para entrada na escola primária.

A educação na pequena infância, isto é, a frequência escolar na primária e conclusão da primária, os meninos são mais destacados em relação as meninas, e  ao mesmo tempo as crianças do sexo masculino em idade escolar que não frequentam a escola são mais marcantes de que as do sexo feminino.

Em relação ao saber ler e escrever, as pessoas do sexo masculino apresentam melhor taxa do que as mulheres ou seja 1 em cada 5 homens de 15 à 49 anos lêm o jornal, ouvem rádio e assiste televisão pelo menos uma vez por semana , enquanto que 1 em cada 20 é que tem acesso aos mesmos no sexo feminino.

E sobre a violência doméstica os dados referem que 33 e 37 por cento de mulheres e homens, acham justificavél a violência como forma de castigar a mulher pelos seguintes motivos: nomeadamente quando sai sem aviso prévio, quando negligencia os filhos, discute com o marido, recusa de fazer sexo e quando estraga a comida.

Refere-se que  as mulheres são mais satisfeitas com a vida de que os homens ( escore médio de mulheres é igual a 7 contra 6 dos homens).

Apreciação de vida melhor é mais elevada com mais 70 por cento para mulheres.

Na Guiné-Bissau, segundo os dados do MICS VI, o seguro de saúde é muito baixo, pois em ambos os sexos a percentagem é inferior a 5 por cento.ANG/LPG/ÂC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário