segunda-feira, 26 de outubro de 2020

Cooperação/Secretário do Estado de Juventude e Desporto promete  assinatura de acordo com Portugal no domínio do desporto

Bissau, 26 Out 20 (ANG) – O Secretário do Estado da Juventude e Desporto, prometeu, para breve, a assinatura de acordo entre  a Guiné-Bissau e Portugal, para infraestruturação das instituições desportivas e  formação dos seus agentes.

Florentino Fernando Dias falava hoje à imprensa no âmbito do balanço da viagem de trabalho efetuado na semana passada à Portugal e França, com o objetivo de  estabelecer contatos com as instituições desportivas destes países europeus.

Falando dos resultados da viagem, este responsável salientou que a Federação Portuguesa de Futebol mostrou-se disponível para colaborar com a sua congénere da Guiné-Bissau, para a  capacitação dos seus agentes e prestar assistência à  implementação dos programas desportivos do Governo.

O governante acrescentou  que dois ONGs francesas que trabalham na mobilização de fundos, se comprometeram a apoiar na área dos desportos, cultura e no empreendedorismo jovem no país.

Segundo Florentino  Dias prevê  a diversificação das modalidades desportivas nas escolas para enraizar o hábito da prática desportiva junto de crianças a nível nacional e recomenda a mesma iniciativa aos clubes.

Na sua comunicação no ato, o Secretário do Estado garante a edificação do desporto nacional de base ao topo, e diz precisar de parcerias para o efeito.

Ainda, disse que tem em carteira um programa para o desporto e a juventude para executar durante três anos, visando a  modernização do setor.

Questionado sobre a fuga dos jovens desportistas para outros países, e se tem um plano para mudar esta tendência, Florentino Dias, respondeu que o único plano é criar condições para  as seleções nacionais competirem regularmente, para assim poder atrair os atletas para vestirem as cores nacionais. ANG/CP/ÂC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário