terça-feira, 20 de outubro de 2020

         
          Cooperação
/Reino de Marrocos abre embaixada na Guiné-Bissau

 Bissau,20 Out 20(ANG) – O Secretário de Estado da Cooperação disse segunda-feira que a abertura da embaixada do reino do Marrocos na Guiné-Bissau “é uma prova evidente do relançamento da diplomacia guineense”.

 “Hoje, somos desafiados à ampliar a área de cooperação e criar condições essenciais para implementação de vários acordos já existentes e aqueles em carteira que não foram assinados aquando da visita do Rei do Marrocos ao país para o benefício dos nossos países”, afirmou o governante.

Augusto Gomes disse  que os recentes avanços verificados no âmbito diplomático vêm testemunhar o relançamento e dinamização da política externa guineense enquanto uma das prioridades do actual executivo.

Acrescentou que,  o acto da abertura da embaixada do Reino de Marrocos no país, é sem dúvida uma prova evidente do relançamento da diplomacia mediante a ampliação das redes diplomáticas e uma abertura ao mundo.

“Como Marrocos, vários outros países virão nos próximos tempos abrir suas embaixadas em Bissau, uma vontade dos nossos parceiros em estabelecer-se no país, sinal de uma nova dinâmica que a Guiné-Bissau está a implementar na diplomacia”, referiu o Secretário de estado da Cooperação.

Por seu lado, o encarregado de Negócios da Embaixada de Marrocos no país, anunciou que, ainda esta semana, os dois países vão rubricar acordos em diferentes domínios.

“Ainda esta semana, a ministra dos Negócios Estrangeiros da Guiné-Bissau vai assinar em Marrocos sete importantes acordos em diferentes sectores, prova da nova dinâmica da nossa diplomacia sendo este acto, também a prova de que a Guiné-Bissau volta a estar no mapa mundial para relançar uma nova cooperação para o desenvolvimento, baseada numa relação de parceria gagnent-gagnent”, disse o diplomata marroquino.ANG//RSM

 

Sem comentários:

Enviar um comentário