quinta-feira, 22 de outubro de 2020

                    Mics VI /Registo de nascimento aumenta em 20 por cento

Bissau, 21 Out 20 (ANG) – O Governo da Guiné-Bissau tornou púbico  esta quarta-feira  os   resultados do  sexto Inquérito de Indicadores Múltiplos MICS-6, com alguns avanços nomeadamente o aumento de vinte por cento no  registo de nascimento  das  crianças e redução da taxa de mortalidade infantil nas crianças de zero à cinco anos.

Na ocasião, o ministro da Economia, Plano e Integração Regional  afirmou que  o referido inquérito vai permitir ao governo e seus parceiros agir com conhecimento da causa e responder as necessidades da avaliação dos programas, objetivos e metas visadas tais como Agenda 2030.

Victor Mandinga (Nado) lançou um repto à todos os técnicos ligados a este processo desde o  MICS-1 à MICS-6 para que  participem com máximo rigor e vontade para que todos possam concluir a boa utilização dos resultados ora apresentados.

Disse  que o objectivo deste relatório é facilitar a disseminação oportuna e o uso dos resultados do Inquérito aos Indicadores (MICS), acrescentando que,  o relatório contém informações detalhadas sobre a metodologia do inquérito e todas as tabelas padrão do MICS,e que é acompanhado por uma série de tabelas estatísticas dos principais resultados do inquérito.

A coleta dos dados do  Sexto Inquérito aos Indicadores Múltiplos (MICS-6) da Guiné-Bissau foi realizada em 2018-2019 pelo Ministério da Economia e Finanças, através da Direção Geral do Plano/Instituto Nacional de Estatística (INE), no âmbito do Programa Global MICS.

Para a representante do UNICEF no país, Nasdine Perrault  é preciso dispor de dados credíveis que permitem identificar claramente os avanços alcançados e as áreas que precisam de maior investimento.

Disse que  o MICS-6 apresenta resultados que lhes encorajam nomeadamente a diminuição de taxa de mortali
dade infantil e aumentou do número das mulheres grávidas que procuram os centros de saúde.

A representante do UNICEF enalteceu também o aumento de registo de nascimento em vinte por cento. ANG/JD/ÂC//SG 

Sem comentários:

Enviar um comentário