quarta-feira, 28 de outubro de 2020

Poder tradicional/Presidente da República  exorta régulos para se abdicarem da politica partidária

 Bissau, 28 out (ANG) – O Presidente da República, Umaro Sissoco Embaló exortou os representantes do poder tradicional guineense no sentido de se abdicarem de assuntos políticos para que possam ajudar ao governo na resolução dos problemas que existem nas comunidades

 A exortação  do Chefe de Estado  foi feita na terça-feira durante o encontro que decorreu numa unidade hoteleira, em Bissau, com o poder tradicional, que  serviu para os régulos  manifestarem ao Presidente da República os seus descontentamentos por não terem sidos convidados para participar nas cerimónias da sua tomada de posse e das celebrações de 24 de Setembro, Dia da Independência nacional.

O chefe de Estado disse que um bom régulo é aquele que representa a sua comunidade e não  partidos políticos.

Umaro Sissoco Embaló reconheceu  o erro em não ter convidado aos representantes do poder tradicional para participar nas duas cerimonias.

Por outro lado, o Presidente da República anunciou a realização de um encontro nacional com representantes do poder tradicional para debaterem, de forma exaustiva, as preocupações levantadas pelos régulos.

O  ministro da Administração Territorial e do Poder Local, Fernando Dias  exortou os representantes do poder tradicional a ajudar o governo na resolução dos conflitos relacionados a  posse de terra, que se registam  em quase todas as regiões do país.

Alertou aos representantes do poder tradicional no sentido de se optarem por uma justiça justiça transparente, “porque no seio das comunidades existem diferentes grupos étnicos e a justiça não deve ser com base nos laços de parentesco ou de afinidade étnica”.

Fernando Dias pediu igualmente aos régulos para desempenharem o papel de regulado sem pertenças partidárias.

Renovou o seu apelo aos régulos no sentido de evitarem de atribuir titulos de régulos às pessoas que não têm esse direito, para acabar com  conflitos que persistem em muitos regulados.

Relativamente a questão do Estatuto de Régulo, Fernando Dias disse estar na fase de finalização, mas que precisa de um encontro com cada grupo étnico  para se esclarecer como é feita a escolha do régulo para depois se fazer os projectos dos estatutos para a Assembleia  Nacional Popular(ANP) para efeitos de aprovação.

 O régulo de Cacheu, Dede Andrade revelou no encontro ter em mãos quatro propostas de Estatuto do poder tradicional, mas que no entanto carece da aprovação, facto que, segundo ele, tem criado conflitos na sucessão.

O Régulo de Prábis, Ugalís Cá aproveitou a ocasião para pedir apoio do Presidente da Republica para fazer face as inundações nas bolanhas causadas por intensas chuvas que cairam este ano no país, e que, segundo Cá, impediram a maioria da população camponesa de Prábis de cultivar o necessário para subsistência familiar.

Por sua vez, o régulo de Quitáfine, Secuna Silva aconselhou aos seus colegas de sentido de se respeitarem para serem respeitados, tendo criticado que muitos deles deixam-se ser  usados por  políticos, o que diz ser situações que comprometem a dignidade de um régulo perante a sua população .

“Um régulo não deve pertencer nenhuma formação política, e peço aos colegas no sentido de abandonarem a politica para que sejam respeitados perante os políticos”, aconselhou. ANG/LPG/ÂC//SG

 

 

 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário