Ensino/Casas de banho de
alguns liceus de Bissau em estado deplorável
Bissau, 19 out 20
(ANG) – A Maioria de Casas de banhos das escolas da capital Bissau,
principalmente públicas do país apresenta más condições em termos de higiene,
havendo outros sem água.
A constatação foi
feita pelo repórter da Agência de Notícias da Guiné, nomeadamente em São Francisco
de Assis e Semear ambos em Antula, Kwame N´krumah, Agostinho Neto, Salvador
Allende e Rui Barcelos da Cunha.
A visita à estes
estabelecimentos realizou-se no âmbito
da confirmação do cumprimento das
medidas sanitárias recomendadas às escolas no quadro do combate a pandemia da
Covid-19, tendo em conta o início do ano lectivo 2020-2021.
O repórter da ANG
constatou que a casa de banho do Liceu Nacional Kwame N´krumah se encontra num
estado deploravél em temos de higiene, com sanitas sujas e sem desinfectantes.
“As casas de banhos
dos alunos não têm minimas condições, estando sempre sujas, com água no chão e
deixa mau cheiro”, caracterizou a Presidente Interina da Associação dos
Estudantes do Liceu Kwame N´krumah, Ùnica Mango.
Disse que o mau
cheiro é tanto que os alunos, as vezes,
não conseguem usá-las, informou ainda que, as casas de banho carecem de limpeza
e que nem todas as torneiras funcionam.
A Presidente Interina
da Associação dos Alunos de Kwame N´krumah disse ter abordado a situação com a
direcção da escola e que recebeu garantias de que o problema será saneado brevemente.
A aluna do mesmo
liceu, Saba Embana confirmou essa situação e disse que ficou quase uma hora a pensar se vai fazer
chichi na casa de banho ou não por causa do cheiro.
“Usei a máscara, mas
mesmo assim senti cheiro. A casa de
banho está mesmo suja, com água estagnada no chão. Aconselho aos colegas no
sentido de a usarem bem”, disse Saba Embana.
O aluno Moises Silva
Fernandes reconheceu que a situação higiénica do liceu é precária, mas atribui
a resposabilidade aos alunos pela má utilização da casa de banho.
“Os alunos não
colaboram para a higiene da escola, principalmente nas casas de banho. Urinan
no chão e quando defecam não deitam água nas sanitas”, críticou Moises Silva Fernandes
que indicou essas atitudes como as razões
pelo o mau cheiro na escola.
Por outro lado,
Moises Silva Fernandes lamentou o estado de degradação progressiva das
infra-estruturas do Liceu Kwame N´krumah e solicitou ao governo, através do
Ministério da Educação no sentido de disponibilizar a direcção do referido
Liceu fundos necessários para proceder a
manutenção e reabilitação do estabelecimento.
Porque, segundo Moisés,
em algumas salas verifica-se a infiltração da água.
Confrontada com as
queixas dos alunos, o Director do Liceu Nacional Kwame N´krumah, Idrissa
Cassamá admitiu a situação, mas prometeu que a direcção está a fazer deligências
para sanear o problema e manter limpo todo o liceu.
Idrissa Cassamá
sublinhou que as casas de banhos serão reabilitadas e a partir do momento em que
terminar os trabalhos de reparação os alunos
terão que assumir as suas responsabilidades de bom uso das latrinas da escola.
Já no liceu Agostinho
Neto a situação é bem melhor, segundo revelações de uma aluna que se
identificou com o nome de Acilene Insubo.
Disse que a casa de banho está em condições aceitáveis em termos de higiene.
Acilene Insubo
afirmou que a casa de banho dispõe de desinfetantes e água para que os alunos
possam não só limpar as sanitas como também para lavar as mãos depois de usar a
casa de banho.
Na escola de ensino básico unificado, Salvador Allende, Mariama Turé acusou directamente aos seus colegas de
serem responsáveis pela detoriarização
do ambiente higiénico da casa de banho.
O director da escola
Salvador Allende, Tiago Campos Rodrigues disse estar ciente da situação de
falta de higiene na casa de banho, mas garante que o problema vai ser resolvido
aos poucos.
Posto ao corrente do
problema no que relaciona com a higiene e saneamento, o director do Liceu Rui Barcelos da Cunha Honório Lourenço Pai Mendes lamentou a situação, mas assegurou que vai ser resolvida.
Esta situação de
falta da higiene constadas nas escolas públicas, também se verifica-se nas
escolas privadas do ensino básico complementar.ANG/LPG/ÂC//SG
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