sexta-feira, 30 de outubro de 2020

         Terrorismo/França lança mensagem de paz ao mundo muçulmano

Bissau, 30 Out 20 (ANG) - O ministro dos Negócios Estrangeiros de França lançou quinta-feira uma "mensagem de paz ao mundo muçulmano", destacando que a França é o "país da tolerância" e "não do desprezo ou rejeição", depois de novo atentado terrorista, em Nice.

"Não dêem ouvidos às vozes que procuram despertar desconfianças. Não nos deixemos cair nos excessos de uma minoria de manipuladores", declarou Jean-Yves Le Drian, durante a apreciação do orçamento do seu ministério na Assembleia nacional

Duas semanas depois da decapitação de um professor na região de Paris por um extremista islâmico russo-checheno que chocou o país, três pessoas foram quinta-feira esfaqueadas mortalmente numa igreja em Nice, no sudeste de França.

O agressor, um migrante tunisino de 21 anos recém-chegado de Lampedusa, Itália, segundo fontes ligadas à investigação do caso gritou "Allah Akbar" ("Deus é o maior" em árabe) no momento do ataque.

O atacante foi ferido por vários tiros de arma de fogo durante a intervenção policial e foi levado para o hospital.

"Não vamos desistir" dos valores que fazem da França, particularmente, "a liberdade de acreditar e não acreditar", afirmou o Presidente da República, Emmanuel Macron.

Nos últimos dias têm-se multiplicado reacções do mundo muçulmano contra a França e o seu Presidente, depois de Emmanuel Macron ter declarado que continuaria a defender a liberdade de expressão, incluindo a publicação de caricaturas, durante uma homenagem nacional a um professor, decapitado na região parisiense depois de ter mostrado caricaturas de Maomé numa aula sobre liberdade de expressão. ANG/Angop

 

 


Sem comentários:

Enviar um comentário