terça-feira, 27 de outubro de 2020

Transportes terrestres/Associação de Motoristas acusa  Direcção-geral da Viação de “roubalheira” na via pública

Bissau, 27 Out 20 (ANG) – O Presidente  da Associação dos Motoristas do
Sector Autónomo de Bissau(AMSAB) acusou hoje a direcção geral da Viação e Transportes Terrestres(DGVTT) e seus agentes de práticas de “roubalheira”  na via pública.

Em entrevista exclusiva à ANG,  Aristides Francisco Mendes para justificar a sua acusação disse que os agentes da Viação colocados nas estradas cobram uma  coima de 50 mil francos cfa, se os transportes mistos levar uma pessoa a mais dos cinquenta por cento de lotação estipulado no quadro de combate a pandemia de Covid-19.

Aquele responsável questiona  porquê que foi autorizada a abertura das escolas, dos bares e mercados onde há aglomeração e  os transportes urbanos e mistos são impedidos  de ter lotação completa.

 “Os autocarros das empresas privadas estrangeiras carregam lotação completa e até metem latas e bidãos entre as cadeiras para passageiros sentarem e porque  os proprietários lhes subornam e os nacionais não podem se quer ter lotação completa,” sustenta.

Disse  que, até presentemente, os transportes  pagam taxas ao valor  que pagavam antes da  pandemia , acrescentando que “todos sabem que existe um decreto que proíbe tal prática”.

Informou que a paralisação decretada recentemente pela Associação de Motoristas, para três dias foi levantada segunda-feira,   mas que estão a estudar  uma nova estratégia para fazer face ao que consideram de “mau  comportamento na via pública por parte das agentes da autoridade”.

Aristides Francisco Mendes reafirmou que a sua luta para a dignificação da classe dos  motoristas continuará até que os direitos destes sejam respeitados.

Acusou os agentes da Viação de estarem a fazer  trabalhos de polícia de trânsito desde 2010 até a data presente e disse que as Associações dos Motoristas estão empenhadas  para  acabar com essa prática.

“Quem tem direito de controlar ou parar um motorista na via pública é o agente de polícia de trânsito e não o contrário”, disse.ANG/JD/ÂC//SG

 

 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário