quarta-feira, 21 de outubro de 2020

Segurança/Presidente da República diz  que o papel da Polícia é  “impor a ordem e proteger os cidadãos”

Bissau,21 Out 20(ANG) - O Presidente da República Umaro Sissoco Embalo afirmou que  o papel da polícia é  impor a ordem e proteger e não para matar as pessoas.

“O papel de um polícia é manter a ordem e garantir a segurança a todos os cidadãos nacionais e estrangeiros que vivem no país, moralizar a sociedade, não bater nem deter pessoas arbitrariamente”, avisou o chefe de Estado após ter visitado o Serviço de Proteção Civil, o Comando da Guarda Nacional e o Ministério do Interior para saber das dificuldades daquelas instituições responsáveis pela segurança nacional.


Sublinhou que ele não é assassino, mas que a ordem e o progresso devem prevalecer na Guiné-Bissau e que ninguém pode levantar-se quando quer para falar mal das pessoas.

Sissoco Embaló disse que, enquanto for chefe de Estado, ninguém será morto, nenhuma mulher ficará viúva porque o seu marido foi assassinado, mas que também não haverá indisciplina.

O chefe de Estado acrscentou que  caso não se concordar com o que tem estado a fazer, é simples: basta sancioná-lo nas urnas, em vez de criar  desordem na sociedade.

“O povo guineense tem o direito de viver em paz e qualquer pessoa que colocar em causa esse bem precioso, assumirá as consequências. Estou a falar deste assunto com a consciência e responsabilidade, porque a má imagem do país não pode ser hasteada mais pelo mundo fora. Um bom filho não fala mal do seu país, mas sim ser seu  embaixador, enquanto patriota”, disse.

Úmaro Sissoco Embaló, sublinhou que a Guiné-Bissau mudou desde dia 29 de dezembro, com a proclamação da sua vitoria, prova disso é que  desde que assumiu as funções de Chefe de Estado não se fala mais  da CEDEAO e P5, algo  que o guineense permitia, mas que agora  acabou e que a Guiné-Bissau será respeitada no concerto das nações.

“Ninguém pode perturbar mais a Guiné-Bissau, porque custou sangue e suor de homens guineenses, jamais será permitida a desordem, porque a missão principal é desenvolver o país na base de união, ordem e concórdia nacional”, disse.

Úmaro Sissoco Embaló prometeu trabalhar em colaboração com o governo no sentido de criar as condições necessárias para o funcionamento cabal do Serviço da Proteção Civil, Guarda Nacional e Policia de Ordem Pública como forma de garantir a segurança e a paz à todos os cidadãos.ANG/ÂC//SG

 

Sem comentários:

Enviar um comentário