Comércio/Lançada campanha sobre sensibilização e consumo de produtos locais na UEMOA
Bissau, 20 out 20
(ANG) – O governo através do Ministério de Comércio e Industria lançou hoje uma campanha
de sensibilização e consumo de produtos locais no espaço da União Económica
Monetária Oeste Africana(UEMOA).
Ao presidir a
cerimo
nia de abertura do evento, o ministro de Comércio e Indústria, António
Artur Sanhá desejou que a segurança alimentar nacional e sub-regional com
produtos locais, sobretudo, biológicos e de grande valor nutricional, ou seja que
o alcance da segurança alimentar se faça com produtos cultivados e
transformados localmente.
Segundo o ministro, a celebração de outubro como mês de consumo de
produtos locais, foi adotada no final de uma reunião realizada no dia 25 de
outubro de 2019, em Burkina Faso, pelos
Ministros de Comércio e Indústria da (UEMOA), com o objectivo de
intensificar e promover o consumo local e da sub-região.
“É nesta base que se
organiza a presente campanha, com uma duração de uma semana e visa sensibilizar
as populações sobre a valorização dos produtos locais”, afirmou o ministro de
Comercio e Indústria.
O presidente da Associação Nacional dos
Agricultores da Guiné-Bissau, ANAG, Jaime Gomes Boles considerou de importante
o consumo de produtos locais, e sustenta que
contribui para a melhoria das condições de vida dos produtores.
Por isso, Boles
exorta o governo no sentido de prestar
mais atenção ao sector agrícola, em termos de investimentos, para assegurar o
aumento da produção, por forma reduzir a importação dos produtos alimentícios.
Em representação da
Associação das Mulheres de Actividade Económica (AMAE), Antónia Adama Djaló
pediu ao executivo para reduzir os impostos
sobre os produtos cultivados localmente, porque, segundo ela, as taxas são
iguais aos produtos importados e que isso cria difi
culdades às mulheres nas suas
actividades.
Exortou ainda o
governo a apoiá-las para que possam legalizar as cooperativas já
criadas pelas diferentes organizações das mulheres de actividades
economicas, sem meios financeiros para o
efeito.
Para o representante
residente da UEMOA na Guiné Bissau, Bertin Fèlix Comlanvi, os Estados membros, por via desta iniciativa,
são convidados a intensificar as acções
de promoção do consumo de produtos locais dentro do espaço da UEMOA.
“O objectivo
principal desta iniciativa é a criação
de um espaço de diálogo entre consumidores e produtores locais, e das condições de promoção da economia local”,
disse. ANG/LPG/ÂC//SG
Sem comentários:
Enviar um comentário