terça-feira, 8 de novembro de 2022

 Comunicação social/Comissão da CEDEAO capacita jornalistas em matéria de Livre Intercâmbio Continental Africana

Bissau,08 Nov 22(ANG) – Cerca de 30 jornalistas de diferentes órgãos de comunicação social públicos e privados da sub-região participam desde segunda-feira, em Dacar(Senegal), numa acção de formação sobre a Facilitação do Comércio no âmbito do Acordo da Zona de Livre Intercâmbio Continental Africana(ZLECAF).

O seminário organizado pela Comissão da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental(CEDEAO), em parceria com a Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ), visa dotar os jornalistas de conhecimentos sobre diversos acordos de facilitação do comércio rubricados pelos Estados membros da Organização Mundial de Comercio(OMC).

A cerimónia de abertura do evento foi presidida pelo Encarregado do Programa do Comércio Informal e Concorrência, da Direção Comercial da Comissão da CEDEAO, Seydou Sacko, em representação da Comissária da CEDEAO para Assuntos Económicos e Agricultura, Massandjé Touré-Litse.

Na ocasião, Sacko afirmou que os Estadois membros da Organização Mundial de Comércio(OMC), estão fortemente engajados para a implementação do acordo para a Facilitação do Comércio que entrou, de facto, em vigor em 22 de Fevereiro de 2017, após a sua ratificação por dois terços dos 164 países membros da organização.

“O referido acordo visa a simplificação  e harmonização das formalidades aduaneiras nas fronteiras e dos documentos conexos, afim de acelerar a circulação das mercadorias através das fronteiras e reduzir os custos de transações comerciais”, salientou.

Aquele responsável acrescentou que, na África Ocidental, a facilitação do comércio realiza-se no âmbito da integração regional da CEDEAO e traduz a adopção, em  1979, do Protocolo A/P.1/5/79, sobre a livre circulação de pessoas, o direito de residência e de estabelecimento,  e diversas iniciativas regionais.

O representante residente da Agência Alemã de Cooperação Internacional(GIZ) no Senegal, Mathieu Segard exaltou a importância dessa formação e o Programa de Facilitação do Comércio em África Ocidental,  uma iniciciativa multilateral, financiado pela União Europeia, o Governo do Reino dos Paises Baixos, Agência Americana para o Desenvolvimento Internacional(Usaid) e o Governo da República Federal da Alemanha.

Durante os cinco dias do seminário, os participantes serão facultados  conhecimentos sobre a Comprensão do Sistema Comercial Multilateral(SCM), Reportagens sobre histórias em matéria de comércio, Economia Política do Comércio em África, Noções de Tarifa Exterior Comum e Sistema de Liberalização do comercio no Espaço CEDEAO, entre outros temas a serem abordados.

(Despacho de Ângelo da Costa, jornalista  da ANG

Sem comentários:

Enviar um comentário