sexta-feira, 4 de novembro de 2022

Cooperação/”China vai disponibilizar à  Guiné-Bissau 1,45 milhões de dólares para a segurança alimentar”, diz seu Embaixador no País 

Bissau, 04 Nov 22 ANG – O embaixador da República Popular da China na Guiné- Bissau anunciou esta sexta-feira a disponibilização de  10 milhões de Renminbi (moeda da China) correspondentes à 1,45 milhões de dólares à Guiné-Bissau  no âmbito de ajuda alimentar  de emergência.

Guo Ce fez o anúncio em Bissau, numa conferência de imprensa sobre os resultados do XX Congresso do Partido Comunista da China (PCCh) realizado no passado dia 16 de Outubro , em Pequim.

O diplomata disse esperar que a China possa doar  mais apoios  financeiros ao desenvolvimento social e económico da Guiné-Bissau e também mais apoios materiais e técnicos.

Guo Ce disse que, daqui para frente, vão intensificar seus trabalhos e adotar medidas para solucionar todos os problemas que afetam a Guiné-Bissau, tendo destacado que a China e a Guiné-Bissau são bons amigos e irmãos, razão pela qual vai continuar a apoiar, para que o pais siga o caminho de  desenvolvimento  económico e social.

"Na semana passada, a décima nona equipa médica chinesa chegou à Bissau  e já foi aprovada a vinda à Guiné-Bissau de uma nova equipa de técnicos agrícolas, para prestar mais ajuda ao desenvolvimento agrícola local”, acrescentou.

Guo Ce salientou que a China ainda apoia a reparação do salão de conferência internacional do Ministério dos Negócios Estrangeiros, no Palácio da República, e disse esperar que este projeto possa ser concluído em Fevereiro do próximo ano, para permitir a promoção de mais  intercâmbios culturais internacionais com a   Guiné-Bissau e também servir de palco para a cimeira da CEDEAO e outras grandes conferências internacionais.

Guo Ce disse ser uma honra para ele, enquanto Embaixador da China, poder ajudar a Guiné-Bissau a alcançar o desenvolvimento económico e social e ainda promover as ações amistosas chino/guineense para o nível mais elevado.

O diplomata chinês realçou que,  nos últimos dois anos da presindência do atual Chefe de Estado, a Guiné-Bissau tem se esforçado para superar os impatos da Covid-19 e alcançar  o desenvolvimento económico estável e maior estabilidade social.

Guo Ce  declarou que a República Popular da China aprecia os esforços do Presidente da República e igualmente presidente da CEDEAO Umaro Sissoco Embaló de promoção da paz,  estabilidade  e o desenvolvimento mundial.ANG/MI/ÂC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário