segunda-feira, 7 de novembro de 2022

 

Economia/ Fórum de Bissau recomenda realização de autarquias para atração de  mais investimentos

 Bissasu,07 Nov 22(ANG) -  O Fórum da Justiça Económica de Bissau, recomendou a realização de  autárquicas na Guiné-Bissau para se atrair mais investimento para o desenvolvimento do país.

 Segundo a Rádio Sol Mansi, a recomenação  consta no comunicado final do Fórum sobre justiça económico após a independência dos PALOPs (soluções socioeconómicas, caso da Guiné-Bissau) que decorreu  de 2 à 4 de Novembro, em Bissau.

 No comunicado final do encontro de Bissau, lida por um dos membros da comissão organizadora do evento, Tibna Sambe Na Ualna, os participantes defendem a necessidade de se realizar eleições autarquicas  como forma de promover o desenvolvimento local efetivo, participativo e harmonioso. 

A Secretária de Estado do Plano e Integração Regional, Mónica Buaró declarou que o Executivo está determinado a implementar as   recomendações saídas deste fórum, a fim de inverter a situação de pobreza que afeta a população.

 “O Governo da Guiné-Bissau, comprometido com a resolução das carências que afetam a população, expressa a sua vontade de tudo fazer para que as conclusões e recomendações saídas deste encontro sirvam de seu plano de intervenção para inverter a situação de pobreza que flagela a população”, disse a governante.

 O presidente da casa de Moçambique em Portugal e coordenador internacional do fórum, Enoque João defendeu a formação do homem para tornar a África lusófona independente economicamente.

 “Precisamos da tecnologia europeia para podemos crescer mas, para isso, é importante que quem invista no nosso país tenha primeiro que formar o homem. Nesta senda cada  empresário que quer investir nestes cinco países que tenha como ponto de partida a formação”, destacou Enoque João.

 
O Fórum da Justiça Económica foi instituída após a independência dos Países Africanos falantes da Língua Portuguesa, juntando igualmente os homens de negócios vindos dos diferentes países da organização lusófona.

ANG/LPG//SG

 

Sem comentários:

Enviar um comentário