quinta-feira, 3 de novembro de 2022

Cooperação/Presidente da República anuncia que  seu homólogo venezuelano vai visitar brevemente a Guiné-Bissau

Bissau, 03 Nov 22 (ANG) – O Presidente da República disse esperar para breve do seu homólogo venezuelano  uma visita ao país, para o fortalecimento do intercâmbio em vários domínios de cooperação entre os dois países.

De acordo com o áudio enviado à ANG pelo Gabinete de Comunicação e Relações Públicas da Presidência guineense, Umaro Sissoco Embaló falava à imprensa em Venezuela no âmbito da sua visita oficial de três dias aquele país, iniciada no dia 02 do corrente mês.

O chefe de Estado guineense disse que, todavia, o país não tem petróleo mas que dispõe de produtos agrícolas, como abóboras, milho, mangas e outros que podem ser levados para a Venezuela.

"Em meu nome  e em nome do povo da Guiné-Bissau trouxe saudações de coração para povo da Venezuela”, salientou Umaro Sissoco Embalo, acrescentando  que, quando chegaram à Caracas,capital da Venezuela, sentiram que estão em casa.

 “Eu com o Presidente Maduro sempre estamos em contato, quase falamos todas as semanas Isso demonstra a irmandade. No próximo ano a Guiné-Bissau vai comemorar 50 anos da sua independência e nós sempre sentimos ao lado do povo venezuelano como irmãos”, disse.

Umaro Sissoco Embaló destacou que a Venezuela já fez muito para povo da  Guiné-Bissau e referiu que quando era  primeiro-ministro inaugurou a escola Hugo Chaves, na localidade de Bôr, arredores de Bissau e diz que  espera como Presidente da República inaugurar uma outra escola com o nome de Nicolas Maduro no país.

O Presidente da Venezuela, Nicolas Maduro declarou  que Umaro Sissoco Embaló e sua delegação são sempre bem vindos à sua pátria e que estão contentes pelo avanço das relações entre os dois países.

Disse que vão lutar para um mundo baseado no respeito, na igualdade,  cooperação,  solidariedade e na complementaridade.

Maduro adiantou que vão igualmente lutar para um mundo muito diferente do velho colonialismo, da velha escravidão que tem tentado combater em cada época e que tenha a intenção, de uma maneira redicula,de se impor no século XXI.

 Maduro disse que, o século XXI é dos povos da África, da América do Sul, frisando que é igualmente o Século do Presidente Embaló “Os seus  sonhos têm que ser da paz e da igualdade e avanço para uma nova prosperidade”, disse.ANG/MI/ÂC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário