sexta-feira, 4 de novembro de 2022

 

CooperaçãoGuiné-Bissau e Venezuela prevêm realização da primeira reunião da Comissão mista de cooperação bilateral entre 2 e 3  Dezembro próximo.

Bissau, 04 Nov 22 (ANG)- Os  Presidentes da República (PR) da Guiné-Bissau e de Venezuela acordaram o relançamento da cooperação bilateral através da criação de uma Comissão mista cuja primeira reunião ficou

 agendada para decorrer entre 2 e 3 de Dezembro próximo.

A informação vem expressa no Comunicado Conjunto assinado pelos dois chefes de Estados:Umaro Sissoco Embaló e Nicolas Maduro Moros, em Caracas,na quinta-feira, no final de uma visita oficial de três dias efetuado pelo chefe de Estado guineense à República Bolivariana de Venezuela.

“O principal objetivo desta primeira reunião da Comissão Mista é de abordar as questões relacionadas às esferas de cooperação bilateral, multilateral e outras entre os dois governos, a fim de fortalecer os laços de amizade e cooperação”, refere o documento.

No comunicado, os dois  Presidentes congratularam-se pela realização da reunião de alto nível por ocasião do 16º aniversário das relações diplomáticas entre os dois governos, que se baseiam nos princípios e normas da Carta das Nações Unidas e do Direito Internacional, particularmente, a igualdade entre os Estados, respeito pela sua independência, soberania nacional, integridade territorial e não ingerência nos assuntos internos.

“Os dois chefes de Estados ratificaram as suas firmes vontade de continuar a aprofundar, ao mais alto nível, as relações estratégicas de amizade e cooperação integral, para as quais concordaram em ampliar a agenda nas áreas de energia, agricultura, comércio, pesca, cultura, educação, comunicação, turismo, mineração, transporte, habitação, saúde, direitos humanos e questões da mulher, entre outros”, lê-se no comunicado conjunto.

No mesmo documento, os Presidentes reafirmaram ainda a necessidade de uma reforma da Organização das Nações Unidas, a fim de torná-la mais democrática e representativa da atual configuração política do mundo, bem como mais útil na gestão dos desafios globais.

No âmbito desta visita de Umaro Sissoco Embaló à Venezuela, foi assinado um Acordo de Cooperação entre Petróleos de Venezuela, S.A. (PDVSA) e PETROGUIN, E.P da Guiné-Bissau, visando a  partilha de  experiências para a formação de especialistas de ambas as empresas e promoção de  projetos técnico-científicos na área dos hidrocarbonetos.

De acordo com o comunicado, o Presidente da República Bolivariana da Venezuela reconheceu a liderança do Governo da República da Guiné Bissau na cena internacional, especialmente na Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), da qual exerce a Presidência rotativa.

Nicolás Maduro Moros reafirmou a sua posição em relação ao que consiera  

legítima reivindicação dos países irmãos da Mãe África, sobre  a necessidade do respeito do princípio da representação geográfica, para ocupar um assento permanente no Conselho de Segurança, que irá contribuir para o equilíbrio global e para alcançar os propósitos contidos no artigo 1º da Carta das Nações Unidas.

O Presidente da República Bolivariana da Venezuela convidou o Presidente da República da Guiné-Bissau a fazer parte do Grupo de Amigos em defesa da Carta da Organização das Nações Unidas, reafirmando que seus propósitos e princípios são essenciais para alcançar um mundo mais pacífico, próspero, justo e equitativo.

Por sua vez, ainda, segundo o  mesmo comunicado, o Presidente da República da Guiné-Bissau reconheceu a liderança da República Bolivariana da Venezuela na integração regional e, em particular, na Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (CELAC), bem como na Aliança Bolivariana para os Povos da Nossa América - Tratado de Comércio dos Povos (ALBA-TCP).

O chefe de Estado guineense rejeitou a aplicação de medidas coercitivas unilaterais contra a República Bolivariana da Venezuela, solicitando a sua imediata revogação, uma vez que, segundo ele, “impede o desenvolvimento económico e social do povo venezuelano”.

O Presidente da República da Guiné-Bissau expressou sua profunda gratidão ao Presidente da República Bolivariana da Venezuela, ao governo e ao povo venezuelano, pelo caloroso acolhimento e hospitalidade que lhe foi dispensada, bem como à delegação que o acompanhou.ANG/AALS/ÂC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário