segunda-feira, 14 de novembro de 2022

         
Política
/PAIGC aprova nova data de realização do Xº Congresso

Bissau, 14 nov 22 (ANG) – O Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) aprovou nova data de realização do seu Xº congresso para os dias 18, 19 e 20 de Novembro de 2022, no Ilhéu de Gardete, Região de Biombo.

A informação consta numa resolução da reunião do Comité Central realizada no passado dia 11 e 12 do mês em curso, na qual, o Comité remeteu para a apreciação e aprovação dos delegados ao congresso a proposta que permite a participação à distância dos Delegados da Diáspora e dos delegados que se encontram no exterior em tratamento médico.

Na ocasião, o presidente do partido, Domingos Simões Pereira chamou a atenção para as divergências que possam minar os esforços de unidade e coesão no seio do partido, em particular, sobre eventuais riscos do partido reeditar clivagens, em que a falta de compreensão e a incapacidade de produzir consensos arrastou o PAIGC para longas e inconclusivas reuniões dos órgãos estatutários.

Ao usar da palavra na reunião do Comité Central do partido, o Presidente da Comissão Nacional Preparatória do Xº Congresso, Manuel Santos relembrou que os sucessivos impedimentos de realização do congresso foram derivados de problemas judiciais fabricados.

“Situação que estaria ultrapassada, requerendo, por isso, a realização, no mais breve trecho, da reunião magna do PAIGC, tendo subsequentemente proposto como datas indicativas para a sua realização os dias 18, 19 e 20 de Novembro de 2022” refere a nota. 

Santos disse ainda que condições objectivas estão a ser criadas para que os delegados da diáspora assim como os que se encontram no exterior em tratamento médico, possam votar a distância, através das virtualidades das novas tecnologias, clarificando que esta modalidade de votação terá que ser aprovada no X Congresso.

Por sua vez, o Coordenador do Coletivo dos Advogados do PAIGC, Carlos Pinto Pereira falou da situação dos processos judiciais movidos contra o partido, quer através de uma Providencia Cautelar, quer através de uma Ação Principal, precisando que em ambos os casos, após sucessivas batalhas jurídicas, as últimas decisões foram sentenciados a favor do PAIGC, abrindo o caminho para a realização do X congresso.    

O PAIGC na mesma resolução aprovou ainda uma Moção de Louvor de Felicitação à Mussubá Canté, distinguida com o Premio Liderança Feminina, instituída para incentivar a autonomização e empoderamento das mulheres na  sub-região e no Continente Africano.

O partido aprovou uma Moção de felicitação ao Movimento Patriótico para Libertação de Angola e ao seu Povo, por ocasião do 47º Aniversário da Independência da República de Angola, felicitando igualmente ao líder do Partido dos Trabalhadores, Luís Inácio Lula da Silva, pela sua eleição ao cargo do Presidente da República Federativa do Brasil.

De acordo com o mesmo documento, foi ainda aprovada uma Moção de Felicitação ao Partido Comunista da China, por ocasião da realização do seu XX Congresso, e também uma Moção de Solidariedade para com o Partido Comunista Cubano, na sequência das tempestades que fustigaram o país nos meses de Agosto e Setembro. ANG/DMG//SG

 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário