quinta-feira, 10 de novembro de 2022


Transportes maritmo/
Ministro  diz  que  infraestruturas portuárias do  país precisam de requalificação urgente

Bissau, 10 Nov 22(ANG) -  O Ministro dos Transportes e Comunicações afirmou na quarta-feira que as infraestruturas Marítimas e Portuárias do país precisam de requalificação urgente em vários níveis.

Aristides Ocante da Silva  falava na cerimônia de abetura de um seminário de capacitação  de quatro dias destinado a  20 técnicos de diferentes instiuições pública e privada ligados ao mar, no domínio de Administração Marítima, que entretanto só inicia no dia 14 deste mês.

Ocante da Silva que antecipou a abertura dos trabalhos deste seminário por motivo de viagem referiu que atualmente o país não dispõe de barcos, nem piloto naval, não tem maquinistas e contramestres.

A formação é patrocinada pela empresa Internacional Ships Registry of Guiné-Bissau .

Ocante da Silva disse que  o governo vai criar condições institucionais, técnicas e políticas para que possa expandir o embandeiramento guineense dos navios.

Revelou que o embandeiramento vai  permitir o país integrar a Indústria Marítima Internacional, e ainda obter  benefícios a nível do mundo, resultando em recusrsos financeiros para o Tesouro Público e também para  formação de recursos humanos.

Ocante Silva referiu que mais de dois terça do território da  Guiné-Bissau está coberto  pelo mar,  banhado pelo Oceano e onde se encontra a maior parte do seus recursos halieuticos.

“Por isso,  devemos coordenar e gerir os portos nacionais para o desenvolvimento sustentável do sector marítimo e portuário”, destacou.

Disse  que o país  não tem Estaleiro Naval mas que o Governo está a diligenciaar a construção de novo estaleiro.

Aquele governande disse que a instituição que dirige está a trabalhar não só na capacitação dos quadros na Administração Marítima ,mas também no domínio das novas tecnolgias.

Segundo o governante,   brevemente, o país vai ter  um sistema (LRIT)  de seguimento, via satélite, de navios com bandeira da  Guiné-Bissau em qualquer parte do mundo. ANG/JD//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário