quinta-feira, 10 de novembro de 2022


Sociedade
/Organizações dos Direito das Crianças instalam caixas de sugestões e denúncias de assédio sexual em algumas escolas

Bissau, 10 Nov 22 (ANG) – As Organizações dos Direito das Crianças em parceria com o Comité Nacional de Luta Contra Praticas Nefastas  na Guiné-Bissau promoveram, quarta-feira, uma campanha de instalação de caixa de sugestões e denúncias de assédio sexula nas escolas.

Imagem ilustrativo

Segundo a Rádiodifusão Nacional pretendem com iniciativa reduzir os casos de abuso, assédio sexual e violência que se registam no país particularmente  nas regiões de Bafatá, Gabu e no Sector Autónomo de Bissau, no âmbito do projecto “No Tadja Assédio Sexual na Escolas”.

Em Representação do Comité Nacional de Abandono de Práticas Nefastas, Bubacar Baldé disse que a campanha serve para garantir um bom ambiente de apreendezagem seguro em que  não vai se registar nunhuma violência física e psicológica.

“ Estas caixas de sugestões, não siginificam que queremos queixar de alguém para perder emprego e nem tão pouco denunciar quelquer pessoa porque estamos contra ela, para ser maltrada ou para a direcção da escola  tomar medidas contra essa pessoa”, disse Bubacar Baldé.

Lindo Nhaga   do Colectivo das Organizações dos Direitos das Crianças (CODEDIC-GB) disse esperar que haja  denúncias e colaboração dos parceiros.

“Queremos que as denúncias que houvesse  tenham um acompanhamento das entidades responsaveis,por isso peço apoio do Funda das Nações Unidas para Infância (UNICEF)  para que o projecto  tenha condições de prosseguir com os trabalhos na próxima fase”, desejou Lindo Nhaga

A representante da Polícia Judiciária, Epifânia Cajucam pediu a colaboração do Ministerio Público, porque, segundo diz, os processos que são remetidos à esta instância judicial acabam por morrer ali, o que, segundo Epifânia Cadjucam, desencoraja as pessoas a fazerem denúncias.

Segundo uma nota da CODEDIC-GB, destribuido à imprensa,  os fenómenos,  abuso psicológico e emocional, casamento forçado e mutilação genital feminina constituem factores de abandono escolar, sobretudo por parte de jovens raparigas. ANG/LPG//SG

 

Sem comentários:

Enviar um comentário