quinta-feira, 10 de novembro de 2022

 Eleições/Timor-Leste termina missão de apoio eleitoral na Guiné-Bissau com entrega de equipamento 

Bissau, 10 Nov 22 (ANG) - A equipa timorense de apoio ao processo de recenseamento eleitoral na Guiné-Bissau concluiu hoje a sua missão no país com a entrega de equipamento informático e outros materiais ao Governo guineense. 

"Hoje registamos uma história entre Timor-Leste e a Guiné-Bissau no âmbito do processo eleitoral. Esta cerimónia pode dizer-se que é uma cerimónia concreta, que mostra resultados", afirmou Acilino Manuel Branco, diretor da missão de apoio ao processo de recenseamento eleitoral da Guiné-Bissau. 

Segundo o responsável, a missão, composta por oito pessoas, chegou no dia 08 e desde então tem trabalhado com Gabinete Técnico de Apoio ao Processo Eleitoral.

"Pode dizer-se que os preparativos para o recenseamento eleitoral estão feitos", disse Acilino Manuel Branco.

O diretor da missão de apoio ao processo de recenseamento eleitoral da Guiné-Bissau garantiu que estão preparados uma base de dados e o sistema, cujas senhas e acessos foram hoje entregues às autoridades guineenses.

"Este apoio é a contribuição expressa pelo povo de Timor para contribuir para o processo da democracia e do recenseamento eleitoral para que haja uma ficha eleitoral para que no futuro se possa conduzir eleições justas e credíveis", afirmou.

O ministro da Administração Territorial da Guiné-Bissau, Fernando Gomes, afirmou que a "cerimónia simbólica é uma das várias ações que o Governo timorense tem vindo a fazer em relação à Guiné-Bissau nos processos eleitorais", recordando que esse apoio começou há alguns anos.

O primeiro-ministro guineense, Nuno Gomes Nabiam, destacou no final da cerimónia em crioulo que os bens entregues por Timor-Leste vão ser preservados para as próximas eleições, porque a Guiné-Bissau não pode, sempre que realiza eleições, pedir material.


Timor-Leste entregou material informático, boletins de recenseamento eleitoral, geradores, veículos motorizados com três rodas e outro equipamento e 97,5 milhões de francos cfa (cerca de 148 mil euros).
ANG/LUSA

Sem comentários:

Enviar um comentário