quinta-feira, 10 de novembro de 2022


Governação
/ Técnicos de diferentes instituições públicas iniciam trabalhos de preparação do OGE para ano economico 2023

Bissau, 10 Nov 22 (ANG) -   Mais de 40 técnicos de diferentes instituições públicas levam a cabo desde,quarta-feira, os trabalhos de preparação do Orçamento Geral do Estado  para ano económico 2023.

Imagem Ilustrativo

Ao presidir a abertura dos trabalhos que devem durar três dias, de acordo com a  Rádiodifusão Nacional, o Secretário de Estado  do Orçamento e Assuntos Fiscais, João Alberto Djata disse esperar que o orçamento do proximo ano reflita as necessidades de  financiamento das actividades de desenvolvimento do país.

“ A nossa ambição é desde logo que OGE  seja execuível e que corresponda a realidade, dando respostas à questões mais complexas, e alavancar o desenvolvimento, que passa pelo financiamento das actividades que permitam o pais avançar”, disse Secretário de Estado  do Orçamento e Assuntos Fiscais.

Segundo o Director-geral do Orçamento Elísio Gomes, as prioridades inscritas no OGE/2023 recaem sobre  os  sectores sociais, infra-estruturas, energia e agricultura .

“ A prioridade neste momento passa pelos sectores da infraestruturas. Como podem ver, há um trabalho de investimento iniciado em 2022 nas vias urbanas e há uma previsão de mais investimentos ao nivel da infraestruturação do país, então, a maior parte dos recursos internos tidos no OGE serão canilizados para o sector das infraestruturas”, disse Elísio Gomes.

Em relação a energia, Elísio Gomes referiu que o governo prevê a realização de várias intervenções para a utilização da corrente elétrica proveniente da baragem de Kaleta, da Guiné-Conacri que já chega ao  nosso país mas que precisa ser canalizada para outras cidades.

Até então Bissau e arredores são  alimentados por um barco gerador de corrente elétrica . ANG/LPG//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário