quinta-feira, 10 de novembro de 2022


Economia
/ “Guiné-Bissau dispõe de um plano de investimento e desenvolvimento para sector da economia”, diz ministro da Economia

Bissau, 10 Nov 22 (ANG) – O ministro da Economia, Plano e Integração Regional disse na, quarta-feira, que  o país já despõe de um Plano de Investimento e Desenvolvimento Económico.

O respetivo projecto, de acordo com José Casimiro Varela  vai ser apresentado na primeira Edição do Fórum de Investimento e  Comércio  de Impacto da África Ocidental, agendado para decorrer de 30 de Novembro à 04 de Dezembro próximo, em  Bissau.

Em conferência de imprensa conjunta com  os embaixadores de Cabo Verde, Nigéria e África do Sul, de  apresentação das linhas gerais do referido fórum, José Casimiro disse que esse evento será uma oportunidade para a apresentação das potencialidades económicas da Guiné-Bissau, assim como as principais prioridades contidas no Plano Nacional do Desenvolvimento.

“Queremos que ao nivel deste fórum podermos focalizar a nossa intervenção  no desenvolvimento dos  sectores da economia, Infra-estrutura,economia azul, turismo, seguros, finanças e bancos, industria criativa, logistica e transporte, agricultura, água e saneamento”, destacou José Casimiro Varela.

Acrescentou que o fórum pode ainda ser um catalizador de mudanças positivas no relacionamento económico empresarial entre os países e poderá potenciar oportunidades de parcerias estratégicas entre os empresarios dos respectivos países.

O embaixador de Cabo Verde,  Camilo Leitão de Graça disse que será  uma boa oportunidade para se criar bolsas de negócios entre os países concernentes.

“ Ter um país como África do Sul, muito destante, trazendo para cá os empresários, a Nigéria mais perto,mas também que ainda desconhece muito da Guiné-Bissau,  é uma boa oportunidade para fazer negócios, criar bolsas de contactos,canalizar interesses  e ver como fazer com que este páis possa dar um salto qualitativo para o desenvolvimento económico”, disse Camilo Leitão de Graça.

O Fórum de Investimento e  Comércio  de Impacto da África Ocidental conta com a participação de empresários nacionais, de Cabo Verde, África do Sul e Nigéria, e perspectiva o desenvolvimento de bases para um ambiente de negócio profícuo para as partes envolventes. ANG/LPG//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário