quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015


Carnaval 2015

Ultrapassado diferendo que opõe CMB às donas das barracas
Bissau,04 Jan.15 (ANG) – O Director-geral da Cultura, João Cornélio Gomes Correia disse  hoje que está ultrapassado o desentendimento que levou a Câmara Municipal de Bissau(CMB) a mandar demolir as chamadas” barracas de carnaval” construídas no bairro de ajuda.

Aspecto do desfile do carnaval


Em declarações a Agência de Notícias da Guiné-ANG Gomes Correia disse que o acto que provocou a fúria das mulheres donas das barracas foi provocado por um mal entendido da parte dessas mulheres que alegadamente terão se precipitado, construindo “barracas de crintin”(tiras de cana de bambu)

“A gerência das barracas é da responsabilidade   da Camara Municipal de Bissau.A intensão da CMB é de construir barracas com melhores  condições. Já está determinado que o governo através da Câmara Municipal e Bissau vai construir todas as cabanas em formato de metal e serão apetrechadas com mesas, cadeiras, pratos descartáveis, energia, segurança e casa de banhos ” afirmou.

Cornélio Correia acrescentou  que as obras para o efeito iniciarão brevemente, pelo que tudo ficou resolvido.
Insatisfeitas por terem pago 20 mil francos para cada barraca as mulheres afectadas não hesitaram a acusar a Câmara por essas demolições que consideraram injustas.

Por ordens da  CMB segundo uma senhora de nome Suzana Correia de Sá, um grupo de militares surpreendeu as mulheres nos trabalhos de construção das barracas de venda de comes e bebes  no bairro de ajuda e demoliu todas as barracas que haviam sido erguidas.
Anualmente as entidades ligadas as celebrações do carnaval cobram uma certa quantia às mulheres que instalam barracas para vender bebidas e comidas durante os festejos e depois do Carnaval.  

As condições higiénicas dessas barracas, na maioria dos casos, não costumam ser das melhores. Perante a ameaça de ébola que assola os países vizinhos, o governo através da CMB decidiu  criar melhores condições para essas actividades. ANG/JD/SG

 

 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário