quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Reconciliação nacional



Nova Comissão Nacional toma posse dia 12 de Fevereiro 
 
Bissau, 04 Fev 15 ( ANG) - O Chefe de Gabinete do Presidente da Assembleia Nacional Popular (ANP) disse  segunda-feira que a Comissão para reactivação e validação  dos trabalhos da Conferência Nacional para a Paz e Reconciliação vai ser empossada no próximo dia 12 de Fevereiro.

Ansumane  Sanhá que falava em exclusivo à Agência de Noticias da Guiné-ANG, disse que até a data de investidura dos elementos da comissão serão conhecidos a figura e o elenco que vão dirigir os trabalhos da fase conclusiva da Conferência,uma vez que já foram realizadas ao nível dos sectores, regiões e nas diferentes zonas do sector autónomo de Bissau a escolha das individualidades que tomarão parte nessa comissão.

Sanhá informou que esta Comissão terá como tarefa reunir os conferencistas vindos das regiões e dos bairros do Sector Autónomo de Bissau com vista a produzir um relatório final sobre as auscultações feitas junto dos populares. e apontar as principais causas dos diferentes conflitos que assolaram o pais .

“ANP pretende que os Guineenses conheçam as principais causas dos conflitos, e deseja  ter uma instituição própria instituída para pronunciar sobre o sistema e a metodologia a usar para amnistiar os implicados em  casos de sublevação e da alteração da ordem constitucional e reconciliar os cidadãos através de um critério justo e credível .

Ansumane Sanhá explicou que a ideia da retoma dos trabalhos está a ser bem acolhida pelos parceiros de desenvolvimento que já estão a pedir informações sobre a data de início dos trabalhos. 

Sanhá disse que, uma vez empossada a Comissão,  vai ser fixada um calendário assim como o sistema de trabalho a implementar.

ANG/AI /SG

                   

Sem comentários:

Enviar um comentário