segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015


Aviação

Criação de uma companhia aérea nacional pode ser realidade este ano

Bissau, 09 Fev 15 (ANG) – O Secretario de Estado dos Transportes e Comunicações, João Bernardo Vieira disse hoje que a criação de uma companhia aérea nacional de transportes será para breve.

 "Garanto-vos uma coisa. A Guiné-Bissau vai ter a sua companhia aérea dentro em breve. Se isso não acontecer eu, enquanto responsável do sector dos transportes, vou pôr o meu cargo à disposição", disse Bernardo Vieira.

O Secretário de Estado dos Transportes e Comunicações (SETC), presidia a cerimónia de inauguração da nova Agência de Viagens denominada Fajac Travel and Rours, propriedade do ex-ministro da administração interna, Botche Candé.

João Bernardo Vieira disse que o executivo está determinado a incentivar iniciativas desta natureza, na qualidade de parceiro fundamental.

Vieira encorajou o administrador da referida agência de viagens a empenhar-se mais para o sucesso da empresa e  considerou a iniciativa “sinal positivo” para todos os guineenses.

Por seu turno, o secretário de Estado do Turismo, Vicente Fernandes sublinhou que as agências de viagens constituem um dos pilares para o desenvolvimento das actividades de um pais.

Disse que prova disso é-nos dados pela experiência de outros países que são muito comuns ou similares à Guiné-Bissau, nomeadamente Cabo-Verde, Gâmbia entre outros, onde esta actividade constitui maior fonte de receitas.

"Se hoje em dia esses países vivem, desenvolvem, criam emprego é porque potenciaram as empresas turísticas", disse.

O secretário de Estado do Turismo considerou que ninguém tem dúvidas de que a Guiné-Bissau tem mais valências e riquezas turísticas de que qualquer um dos países da costa ocidental de África.

"Também é verdade que durante os 40 anos andamos a divulgar formalmente aquilo que são as nossas riquezas, mas nunca o pusemos em prática de forma a servir o interesse do nosso povo", salientou.

Vicente Fernandes referiu que, pelo facto de o governo ter decidido dar prioridade ao sector do turismo, todos os operadores do sector devem unir esforços de forma a contribuir para a dinamização de rotas turísticas e fazer com que a Guiné-Bissau seja o destino preferível dos turistas.

"Temos o privilégio de ter mais de 88 ilhas maravilhosas e invejáveis e três horas e meia de ligação aérea para os centros do comércio da Europa e do mundo", disse, acrescentado que para além das valências das faunas e floras há o aspecto humanista do povo guineense.

Mussa Candé, Dierector da “Fajac Travel and Rours disse que vão trabalhar na gestão de viagens e turismo, aluguer de aviões e helicópteros.

"Vamos estar no mercado guineense para satisfazer as exigências dos clientes através de ofertas de serviços de qualidade", garantiu.

Candé acrescentou que no presente ano a agência vai assegurar a viagem dos peregrinos guineenses à cidade Santa de Meca, e que futuramente vão abrir um balcão no Aeroporto Internacional Osvaldo Vieira de Bissau.

 ANG/AC/JAM/SG

Sem comentários:

Enviar um comentário