quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Mesa redonda



Primeiro-Ministro considera positivo encontro com doadores no Gana

Bissau, 11 Jan 15 (ANG) - O Primeiro-ministro, Domingos Simões Pereira, considerou esta terça-feira de positivo o balanço do encontro com os doadores da Guiné-Bissau, realizado dia 9 do corrente no Gana no quadro da preparação da Mesa Redonda do próximo dia 25 de Março, em Bruxelas.

Domingos Simões Pereira que falava à imprensa, apôs a sua chegada ao Aeroporto Internacional Osvaldo Vieira, disse que no encontro o governo conseguiu demonstrar e fixar todos os objectivos que projectou para a Mesa Redonda, “Guiné-Bissau/Parceiros de Desenvolvimento, a ter lugar em Bruxelas, na Bélgica.

O Primeiro-ministro qualificou ainda de positivo as qualidades das trocas de ideias que por lá aconteceram, assim como a disponibilidade que os parceiros demonstraram em acompanhar os exercícios da preparação do encontro.

 “A CEDEAO aproveitou este evento para apresentar advocacia através de mobilização de fundos para suportar a presença da ECOMIB. Portanto foi mais um processo da sensibilização, que  pedimos a CEDEAO para apoiar o programa de apoio a Guiné-Bissau, no componente de Reforma no sector de Defesa e Segurança”, explicou.

Perguntado sobre se o Governo já definiu um montante financeiro global a submeter os doadores na Mesa Redonda de Bruxelas, Domingos Simões Pereira disse que é claro que tratando-se de uma reunião preparatória, os parceiros não lhes pediram os números, acrescentando que o Banco Mundial já fez referência ao pacote que já está a implementar e que pretende reforçar nos próximos tempos.

“Mas penso que o que é mais importante assinalar neste momento é que a Comunidade Internacional deu mostras de compreender a nossa estratégia e a nossa visão problemática,” salientou o Primeiro-Ministro.

  ANG/LLA/JAM/SG        

Sem comentários:

Enviar um comentário