quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015


OMS

Nova directora regional  para regiäo africana inicia funçöes

 Matshidiso Rebecca nova Directora da OMS para Africa
Bissau, 05 Fev 15 (ANG) –  Matshidiso Rebecca Moeti, natural do Bostwana, especialista em Saúde Publica, é a nova Directora Regional da Organização Mundial da Saúde  (OMS) para a região africana.

De acordo com um comunicado da Representação da OMS em Bissau à que a ANG teve acesso, a nova representante da organização iniciou as funções desde o dia 01 do corrente mês para um mandato de cinco anos.

A Botswana  sucede ao angolano, Luís Gomes Sambo que ocupou o cargo nos últimos 10 anos, tornando assim na primeira mulher a exercer o cargo.

Na sua primeira declaração à imprensa após a sua nomeação, a recém-escolhida disse que vai acelerar a execução do programa de reforma global da OMS na região africana tornando a organização num parceiro ainda mais efectivo, pró-activo e responsável perante  estados-membros da região.

Disse ainda que a luta para a erradicação do ébola constitui uma das suas prioridades mais urgentes assim que iniciar o exercício das suas funções.

Rebecca  promete  apoiar aos países da região  nos seus esforços para a redução da mortalidade materna e infantil, na luta contra o VIH/SIDA,  Tuberculose, Paludismo e  doenças negligenciadas, assim como a na promoção de um estilo de vida saudável e  prevenção de doenças não transmissíveis.

Antes da sua eleição para a nova função, aquela responsável, desempenhou as funções de Directora Regional Adjunta, Directora da Divisão das Doenças não transmissíveis, Representante da OMS no Mali mais tarde coordenadora da equipa Inter-Países do Bloco Epidemiológico do Leste e Sul da Região africana da OMS.

Matshidiso Moeti é especialista em saúde pública com mais de 30 anos de experiencia acumulada quer a nível nacional como internacional.

Antes de ingressar na OMS em 1999, trabalhou com a UNICEF, ONUSIDA e o Ministério de Saúde do Botswana.

A sua eleição para o novo cargo foi apiada pelos Ministérios da Saúde Pública dos Estados membros da região africana da OMS em Novembro de 2014 e confirmada e 27 de Janeiro deste ano em Genebra, no conselho executivo da Organização. ANG/FGS/SG

Sem comentários:

Enviar um comentário