quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Mesa redonda



Governo e parceiros reunidos para harmonizar a visão estratégica antes do encontro com doadores

Robane, Bubaque, 05 Fev 2015 (ANG) - O Governo promove a partir de hoje ate sábado na ilha de Bubaque um retiro de trabalho para partilhar com o Banco mundial o documento sobre a visão estratégica de desenvolvimento da Guiné-Bissau a ser submetido aos parceiros internacionais na mesa Redonda agendado para marco próximo.

O encontro reúne as cinco instituições que integram o grupo do Banco mundial (BM), nomeadamente o Banco do desenvolvimento e Reconstrução e a sociedade financeira internacional e alguns expert daquela instituição financeira mundial.

Igualmente, tomam parte neste evento membros do executivo, nomeadamente o Primeiro-ministro, os Ministros da defesa, saúde, educação, das Infra-estruturas, da justiça, da Família e coesão Social e vários secretários de Estado.

Em declarações a imprensa, o Secretario de Estado do Plano e Integração sub-regional, Degol Mendes explicou que o encontro ocorre na sequência das auscultações feitas as populações sobre sua visão para o desenvolvimento nacional em sectores como saúde, educação, justiça, defesa e outros.

A sessão do primeiro dia foi consagrado a analise do memorando elaborado pelo Banco Mundial e no qual esta espelhado o diagnostico e soluções propostas aos problemas do pais
“A visão estratégica não serve apenas para mobilizar fundos para o pais, mas responder aos anseios manifestados pela população que participou na sua concepção e se encontram reflectidos nela”, sublinha o Secretario de Estado.

Questionado sobre o orçamento do documento a ser presente no projectado encontro mundial, Degol Mendes não precisou o montante mas informou que os mesmo estão sendo avaliados pelo executivo.

Revelou que a estratégia do governo para esta reunião consiste em apresentar os projectos nele constantes de maneira a persuadir os parceiros a interessarem-se a disponibilizar o dinheiro necessário.

“A estratégia agora eh mostrar aos parceiros os projectos que consubstanciam as nossas prioridades e deixar-lhes cobrir as necessidades financeiras”, explicou acrescentando que o total do montante estará de acordo com os projectos a serem presentes no encontro.

Alias, disse que alguns dos projectos mesmo antes de serem presentes na Mesa redonda já obtiveram o aval financeiro por parte de alguns parceiros internacionais e citou o caso do projecto “agro-industrial”, recentemente lançado no pais e ligado ao sector privado.

De acordo com este responsável, este passo constitui a consolidação da fundação, seguindo-se-lhe a fase de infra-estruturação e finalmente a industrialização com pendor ao agro.

Disse que o pais possui um potencial enorme da industrialização através dos seus produtos agrícolas, por isso o governo vai apostar nisso.

“Disciplina e Focus nos resultados a alcançar, Visao Global e Clima de Investimento, Governacao e Desenvolvimento Humano na Guine-Bissau, Infra-estruturas e Biodiversidade e Industria Estractivas entre outros são os temas em cima da mesa na sessão de hoje.

ANG/JAM


Sem comentários:

Enviar um comentário