segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Óbito


“Governo foi infeliz em não conceder  nacionalidade
ao Fafali Koudawo”, diz o PM


Bissau, 02 Fev (ANG) - O Governo da Guiné- Bissau foi infeliz em impedir o Director do projecto Voz de Paz e reitor da Universidade “Colinas de Boé" Flavien Fafali Koudawo de ser cidadão nacional durante a sua vida, lamentou o Primeiro-ministro da Guiné-Bissau.

Simões Pereira que falava à imprensa no sábado na cerimónia de homenagem ao Fafali Koudawo no Ministério da Justiça disse que o malogrado era um homem que merece ganhar a nacionalidade Guineense em vida, sublinhou ainda que conquistou isso através do seu empenho e força de vontade de contribuir para o bem da Guiné-Bissau.

Em vida Koudawo viu lhe ser negado a aquisição de nacionalidade guineense pelos anteriores executivos.

Domingos Pereira  disse que o Governo considerou Koudawo como Cidadão nacional ao lhe prestar honras de Estado após a sua morte, com a finalidade de redimir o seu destino fatal, acrescentando que o falecido era grande em todos os domínios das competências e sabia comparar as grandezas.  

Por sua vez, a companheira de Koudazo no projecto ” Voz di Paz”, Manuela Lopes disse que o Flavien Fafali Koudawo era um homem incansável, conselheiro e amigo que lutava sempre para o desenvolvimento e estabilidade da sociedade Guineense.

“O Koudawo dava sempre valor ao trabalho, dizia sempre que o trabalho nunca mata uma pessoa, mas sim pelo contrário ajuda a pessoa a desenvolver a sua capacidade e a contribuir para o desenvolvimento”, explicou Manuela Lopes já no cemitério municial.

Para o Co-fundador da Universidade Colinas de Boé, Huco Monteiro, Koudawo era um companheiro que sabia gerir o interesse comum e que empenhava bastante no que diz respeito ao funcionamento da universidade.

Acrescentou ainda que o futuro da universidade sem Koudawo será diferente, apelou que todos colaborassem no sentido de fazer com que a vontade desse homem seja respeitada e valorizada.

Flavien Fafali Koudawo foi  homenageado na  Universidade Colinas de Boé na sexta-feira pelos estudantes, funcionários, membros de governo e da Sociedade Civil, já no sábado foi lhe rezada a missa de corpo presente na sua residência, antes de ser homenageado pelo projecto “Voz di Paz.

Koudawo ,doutorado em Ciências politicas nasceu no Togo mas fez da Guiné-Bissau sua segunda pátria . Faleceu no passado dia 23 de Janeiro, vitima de doença e era Reitor da Universidade Colinas de Boé, e coordenador do  projecto “voz di paz”.

Fafali  era casado e deixou  viúva e cinco órfãos. Os estudantes da Universidade Colinas de Boé, amigos e conhecidos saíram em massa no sábado para o acompanhar à sua ultima morada, no Cemitério Municipal de Bissau.

ANG/AALS/SG
  


Sem comentários:

Enviar um comentário