sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Cooperação


 União Europeia apoia desenvolvimento rural na Guiné-Bissau

Bissau, 06 Fev 15 (ANG) – A União Europeia (EU) vai financiar o projecto Acções Colectivas Territoriais Integradas para Valorização da Agricultura (EU-ACTIVA) orçado em 15 milhões de euros, cerca de dez mil milhões de  francos CFA.

O acordo para o efeito foi assinado recentemente em Bissau pelo novo embaixador da EU em Bissau, Victor Madeira Santos e o ministro guineense da Economia e Finanças, Geraldo Martins.

O projecto terá a duração de quatro anos e visa o desenvolvimento rural através de agricultura.


De acordo com Victor Madeira, o projecto conta com vários componentes, entre os quais a participação activa das populações locais, sobretudo das regiões de Bafatá, Quinara e Tombali por serem áreas de intervenção do projecto.

“Esta participação foi definida no plano de desenvolvimento Agrícola regional e na componente de reabilitação das pistas rurais, que são factores importantes na dinamização da economia local, no acesso das populações aos mercados e   outros serviços incluindo a Saúde”, explicou o delegado da EU na Guiné-Bissau.

Por seu turno, o ministro da Economia e Finanças, Geraldo Martins elogiou a qualidade da cooperação entre o país e Bruxelas, cuja dinâmica tem sido manifestada na assinatura de várias convenções.

Martins qualificou esta convenção de muito importante para o governo” porque os seus princípios se encaixam na visão e nas estratégicas de governação, em matéria de desenvolvimento, particularmente no apoio ao crescimento rural e na luta contra a pobreza.

O ministro disse que os 15 milhões de euros serão destinados a preparação de planos regionais de desenvolvimento agrícola, melhoria das pistas rurais, cuja previsão é de cerca de 250 quilómetros.

O ministro reiterou o empenho do governo no sentido de conseguir na mesa redonda recursos adicionais para o desenvolvimento da Guiné-Bissau.

ANG/LPG/SG


Sem comentários:

Enviar um comentário