sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Passaportes


Governo aperta controlo sobre passaportes de Serviço e Diplomático

Bissau, 06 Fev 15 (ANG)- O governo da Guiné-Bissau anunciou que doravante passa  a retirar dos seus utentes os passaportes Diplomáticos e de Serviço  no término de cada viagem para efeitos de melhor controlo destes documentos.

Segundo um comunicado do Ministério dos Negócios Estrangeiros, da Cooperação Internacional e das Comunidades, datado de 26 de Janeiro  de 2015, à que a ANG teve acesso, a medida só não abrange titulares de órgãos de soberania, Presidente da República, da Assembleia Nacional Popular, O Primeiro-ministro e o Presidente do Supremo Tribunal de Justiça.


O documento refere que ao longo de 13 anos de execução do diploma que regula a emissão desses documentos, constata-se que as referidas categorias de passaportes foram concedidas de forma anárquica, no desrespeito total da lei, pondo mesmo em causa a legalidade da acçäo do Estado.

Informa ainda o comunicado que esta medida não passa do estrito cumprimento da legislação na matéria, embora ela venha a ser extensiva aos passaportes diplomáticos, por uma questão de controlo.

Conforme as entidades governamentais, os passaportes diplomáticos e de serviço, são propriedades do Estado guineense, mas estão  a ser utilizados de forma indevida por pessoas à quem a lei não confere tais direito.

O MNE esclarece que só procederá a entrega desses documentos aos seus utentes mediante pedido com prazo mínimo de sete dias de antecedência devidamente assinado pela entidade competente da instituição interessada, mencionando o motivo, a data e o itinerário da viagem.

O MNE pede  a colaboração de todas as autoridades, de forma a contribuírem na dignificação e credibilização dos documentos nacionais de viagem. 

ANG/FGS/SG

Sem comentários:

Enviar um comentário