quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Diáspora






Edelfrides Fernandes termina visita às comunidades guineenses na Europa

Bissau, 11 Fev 15 (ANG)- O Secretário de Estado das Comunidades, Idelfrides Fernandes Gomes, terminou terça-feira a visita que efectuava às comunidades de emigrantes guineenses na Europa reiterando o compromisso do governo de dar uma atenção especial ao cidadão emigrante.

Numa reunião com emigrantes guineenses de Almeira, uma província do Sul de Espanha, o governante reafirmou que o executivo guineense decidiu garantir protecção aos interesses dos emigrantes em todas as vertentes.

Fernandes disse ainda que a protecção e a dignificação da vida dos emigrantes nos países de acolhimento representam uma das prioridades do seu pelouro, e que por esta razão realizou essa deslocação de contacto directo com a população emigrante para se inteirar das situações em que vivem.

Segundo o colaborador da ANG em Madrid, Braima Camará, o Secretário de Estado das Comunidades foi recebido no Sul de Espanha em ambiente de festa pelos seus conterrâneos. Braima Camara fez questão de destacar um grupo cultural guineense denominado Amizade do Povo, dirigido por “Toma de Bô”, um popular actor de teatro da zona.

A visita de Idelfrides Fernandes foi saudada por Calilo Fofana, Presidente da Associação Mãe dos Imigrantes Guineense na Província da Almeria.
Para além de demonstrar a sua satisfação Fofana disse estar esperançado de que  a visita  vai reforçar a integração plena dos emigrantes guineenses na sociedade espanhola, após longos anos de ausência de uma representação diplomática guineense em Espanha para  defender os interesses dos emigrantes.

Almeria é uma zona espanhola essencialmente agrícola que sempre recruta mão-de-obra estrangeira.
A delegação guineense integrada pelo embaixador da Guiné-Bissau em Espanha ainda realizou encontros de trabalho com as autoridades provinciais de Almeria, Mogojera e Roqueta de Mar, tendo ambos prometidos dar os seus apoios para facilitar a integração de emigrantes guineenses.

ANG/BC/SG


Sem comentários:

Enviar um comentário