sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Saúde Pública



Farmacêuticos pedem intervenção da CCIAS no diferendo com Governo

Bissau, 20 Fev 15 (ANG) – Os proprietários das farmácias pedem a intervenção da Câmara de Comercio, Industria, Agricultura e Serviços (CCIAS) na resolução do problema que os opõem ao Governo relativamente a exigência de melhoria das condições de funcionamento das farmácias.

 A saída do encontro com o presidente da CCIAS, a porta-voz dos farmacêuticos, Elsa Sampaio de Melo informou que em causa esta o incumprimento da Lei da Saúde Pública aprovada em 2010 pela Assembleia Nacional Popular (ANP), lei essa que exige a melhoria das condições de armazenamento de medicamentos, das prateleiras e do espaço.

Elsa de Melo disse que os farmacêuticos estão de acordo com as recomendações do relatório da inspecção-geral da saúde pública, mas alegam que a lei não deve ter efeitos retroactivos. 

Interrogado sobre as recomendações feitas pelo relatório da Inspecção-geral da saúde Elsa de Melo respondeu que o documento deu entre três e seis meses aos farmacêuticos para cumprirem essa exigência ou seja melhorarem as condições de armazenamentos dos medicamentos e das prateleiras.

A porta-voz dos farmacêuticos referiu que actualmente a maioria das farmácias funciona em casas construídas para habitação. 

Sobre o pedido dos farmacêuticos o presidente da CCIAS, Braima Camara prometeu trabalhar em conjunto com o governo para encontrarem uma solução, sem por em causa nem interesse dos cidadãos nem dos farmacêuticos. 

Segundo os serviços de Inspecçäo-geral do Ministério da Saúde Publica, várias farmácias funcionam em condições muito deploráveis, em termos de armazenamento de medicamentos, higiénicos, entre outros. 

ANG/LPG/JAM/SG

Sem comentários:

Enviar um comentário