sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Reduçäo da Pobreza


 “Houve pouco progresso na Guiné-Bissau”, diz Banco Mundial

Robane(Bubaque), 06 Fev 15 (ANG) – Na Guiné-Bissau houve pouco progresso na redução da pobreza, revela  o Banco Mundial que acredita que este fenomeno possa mesmo ter crescido nos ultimos anos.

Num memorandum economico sobre a Guiné-Bissau apresentado no encontro de trabalho que decorre desde quinta-feira em Robane, ilha de Bubaque(Sul), o BM estima que ao nivel da Africa sub-sahariana o fenomeno baixou de “aproximadamente” 70 por cento para pouco acima de 45 por cento.

“A Africa tem sido dos continentes a crescer à uma taxa superior nos ultimos anos”, diz a instituição da “Bretton Woods” que defende que o poder da evolução da economia com regulação adequada por parte do executivo podera permitir  com que a Guiné-Bissau possa fazer parte “desta história de sucesso”, trazendo crescimento e prosperidade.

Para o recomeço do pais, o BM recomenda o fortelecimento do sector privado, o amelhoramento das prestaçöes dos servicos publicos.

O BM  considera estas medidas  “peças cruciais” para um reinício que possa estabelecer o crescimento almejado.

O BM defende ainda que tais condições irão apoiar a reconstrução do Estado, e aumentar o pacto social entre este e os cidadãos.

“Empresas privadas irão ter que pagar impostos a um governo que por seu lado vai prestar serviços publicos”, augura.

O apoio ao sector produtivo e melhoria da governação podem, na visão do BM, reforçar-se mutuamente, enquanto o aumento do rendimento das familias capacitara os cidadãos a responsabilizar o governo a uma melhor governaçäo.

O BM avalia em mais de 80 milhões de  dolares os projectos por ele apoiados actualmente no pais e sublinha que metade deste valor teriam sido já desembolsados.

Entre outras operações de emergencia efectuadas no ano passado, a organização salienta o apoio aos serviços basicos, dentre os quais, o pagamento de salarios aos professores e pessoal de saude, apoios ao plano de contingência contra o ébola e as comunidades rurais e a reconstrução de infra-estruturas, num valor total de 45 milhões de dolares.

Para 2015 o BM prevê a disponibilizaçäo de  mais de 90 milhões de dolares para apoiar o executivo nas suas areas prioritarias, incluindo na ligação do pais a rede energética a ser construida  no quadro da Organização para o aproveitamento do Rio Gâmbia (OMVG).

José Augusto Mendonça (enviado especial da ANG)

Sem comentários:

Enviar um comentário