quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Comunicação Social



DAF do ministério acusado de desvio de salários para RDN

Bissau 11 Fev 15 (ANG) – O Sindicato de Base (SB) da Rádio Difusão Nacional (RDN) acusou hoje o Director Administrativo e Financeiro do Ministério da tutela de ter desviado 810 mil Francos CFA correspondente aos salários do pessoal menor afectos àquela estação emissora.

A denúncia foi feita em conferência de Imprensa pelo Presidente do Sindicato de Base da RDN, Bacar Tcherno Dolé que afirmou que Daniel de Barros teria levantado o referido montante no Ministério das Finanças e o ter usado de forma indevida.

Bacar Tcherno Dolé disse que o DAF já confessou o acto e informado o Ministro de tutela, Agnelo Regala através duma carta.

 Dole acrescentou que o visado teria prometido regularizar o problema até Dezembro de 2014, mas que entretanto não o fez.

 “A situação agudizou-se de tal forma que não vamos admitir que prolongue por mais tempo.

 Salário é uma coisa sagrada e ninguém tem o direito de apropriar-se do ordenado alheio “ advertiu.  

O Presidente do Sindicato de Base da RDN, pediu a intervenção do Ministro da Comunicação Social, Agnelo Augusto Regala e do Primeiro-ministro, Domingos Simões Pereira para solucionar esta contenda, pois, caso contrario, vai convoca uma paralisação da RDN por tempo indeterminado.

Bacar Dolé apelidou o acto de “crime” e chamou de “criminosos” os supostos “padrinhos” do DAF. “Não vamos tolerar mais”, disse.

Segundo este sindicalista quando se descobriu a situação, o sindicato teria abordado ao DAF, Daniel de Barros que de imediato confirmou ter levantado e usado o dinheiro no pagamento dos subsídios dos funcionários afectos ao Ministério da Comunicação Social, no lugar de o entregar aos donos (pessoal menor da RDN).

“Na altura garantiu-nos que iria devolver o montante num período de 30 dias, facto que não aconteceu até hoje “ lembrou Bacar Tcherno Dolé.

Entretanto, contactado pela ANG, Daniel de Barros considera a acusação de “má-fé” da parte dos seus autores. Confirmou ter levantado o montante, mas esclareceu tê-lo destinado ao pagamento de subsídio dos funcionários do Ministério da Comunicação.

“Foi uma confusão, porque na altura do levantamento do dinheiro, as Finanças não especificaram se tinham incluído o montante dos salários do pessoal menor da RDN”, disse o DAF que acrescentou que o assunto já é do conhecimento do Ministro da tutela que, segundo sublinhou, se encontra empenhado na procura de solução para o problema. 

ANG /MSC/JAM/SG
  

Sem comentários:

Enviar um comentário