Citadinos
queixam-se da lentidão nos serviços de Produção de B.I.
Bissau
27 Fev 15 (ANG) – Alguns guineenses denunciaram hoje em declarações à ANG a lentidão
que se verifica nos serviços do Centro de Produção de Bilhetes de Identidade Biométrico
(CPBB) e pediram a descentralização deste serviços para todo o pais.
Esses
utentes foram unânimes em considerar o serviço prestado pelo Centro de “moroso
e desgastante”, devido ao período de espera a que são obrigados a suportar.
Ramiro
Rodrigues, estudante na Escola de Formação da SOS disse que a maior dificuldade
que encontram quando vão fazer os seus bilhetes é a demora para o receber.
"
No meu caso cheguei aqui desde as oito horas de manhã e já são onze horas ainda
não peguei o meu bilhete e nem sei se vou ou não consegui-lo hoje” lamenta.
Para
aquele cidadão, os serviços de CPBB, devem ser descentralizados para deferentes
bairros da capital no sentido de facilitar a população, particularmente os que
morram longe da cidade.
"Com
o único centro torna difícil o acesso ao bilhete e peço as autoridades
competentes a tudo fazerem para sanear a situação que não é encorajadora",
apelou.
Por
sua vez, Yara da Silva, estudante e moradora do Bairro de "Jerico"
elogiou o atendimento que para ela é razoável mais lamentou a demora no que
concerne ao tempo de espera para ter o documento em mão.
“
Estou cá desde as oito horas da manhã e só fui atendido as dez para listagem e
recolha dos meus dados e já são quase meio-dia. Peço que sejam mais rápidos na
impressão dos bilhetes”, disse.
Yara
também é de opinião de que deve-se abrir mais postos nos diferentes bairros de
Bissau e no interior do país para contornar o grande número de pessoas que ficam
horas e horas a espera de receber o BI.
Reagindo
a estas queixas, o Director Nacional do Centro de Produção de Bilhete de Identidade,
Cherno Sano considerou que é preciso as pessoas terem encontra a real situação
dos serviços, para depois criticarem.
Explicou
que o centro tem o seu calendário de trabalho segundo o qual das segundas as quinta-feira
são atendidas as pessoas residentes em Bissau e as sextas-feiras as do interior
do país.
“Reconhecemos que temos que melhorar. Mas, nem
tudo depende de nós. A máquina muitas vezes processa muito lento por causa do
sistema electrónico. As primeiras vias saem mais rápido enquanto as segundas
vias são um pouco lento por causa da confirmação dos dados que não devem
alterar “ explicou o DG do CPBB.
Cherno
Sano Jalo disse que os seus serviços estão descentralizados tanto a nível da
capital Bissau como no interior.
No interior,
acrescenta – “funcionamos em Canchungo, Mansôa, Bafatá e Catio, e em Bissau
está previsto a abertura de dois centros de Produção de Bilhete de Identidade:
no Bairro de Ajuda e em Santa luzia”.
ANG/MSC /JAM/SG
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