quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Agricultura



Ateliê sobre Programa da Aliança Global recomenda modernização da agricultura

Bissau, 11 Fev 15 (ANG) Os cerca de 100 participantes do ateliê de formação sobre o Programa da Aliança Global para a Resiliência (AGIR), na África Ocidental e no Sahel recomendaram a modernização da Agricultura, captação da água e aplicação da lei da terra na Guiné-Bissau.

No final dos trabalhos que decorreram na terça-feira, em Bissau, os participantes recomendam ainda a realização de uma campanha de sensibilização para a produção de sementes adaptados às mudanças climáticas.

O apoio à agricultura familiar, promoção da política de educação alimentar, criação de escolas agrícolas e o melhoramento do sistema de conservação, transformação e comercialização de produtos agrícolas, foram outras recomendações saída dos encontros.

Ao presidir a cerimónia de abertura, o Comissário da União Económica e Monetária Oeste Africano (UEMOA), para área de agricultura, o guineense Ibraima Djemé sublinhou que a resiliência se resume no combate à pobreza, insegurança alimentar e má nutrição.

Djemé sustentou que o país tem muito a ganhar com o referido programa porque pode apresentar vários projectos junto da CEDEAO, UEMOA e Sahel, organizações encarregues de financiar projectos apresentados pelos grupos mais vulneráveis dos países membros.

Ibraima Djemé referiu que a Guiné-Bissau, com as suas grandes potencializadas agrícolas, terras férteis para agricultura e chuvas abundantes, deve adoptar um bom sistema agrícola e instalar a modalidade de captação e conservação de água para agricultura.

O ministro de Agricultura e Desenvolvimento Rural, João Aníbal Pereira disse que o executivo já tem em manga projectos para o sector agrário.

 Segundo o titular da pasta de Agricultura, uma vez implementados os referidos projectos o país poderá caminhar rumo à redução da pobreza e consequente combate à fome.

Anibal Pereira reiterou o dever do Governo de mobilizar fundos junto dos parceiros para permitir a implementação dos projectos do sector.

ANG/AI /SG

Sem comentários:

Enviar um comentário