sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

OMVG


Prevista construção de barragem para irrigação no rio Geba

Bissau,13 Fev 15 (ANG) - A Organização para o Aproveitamento da Bacia do Rio Gâmbia (OMVG), vai realizar em Abril, uma Mesa Redonda com os doadores para mobilizar fundos para a construção da barragem de irrigação agrícola no rio Campossa, na localidade de Geba, Leste da Guiné-Bissau.

O anúncio foi feito hoje pelo ministro dos Recursos Naturais em conferência de imprensa no qual  fez o balanço da sua participação na 41/a Reunião daquela organização sub-regional, realizada nos dias  8 e 9 do corrente em Dakar, Senegal.

 Daniel Gomes afirmou que a barragem de Campossa não terá como finalidade a  produção de energia eléctrica, mas sim a captação de agua para irrigação agrícola.

"E uma barragem que vai reter água para a agricultura. Portanto, todo o vale de Geba no Leste do pais, será transformada em zona de produção orizícola", explicou o ministro .

Daniel Gomes sublinhou que com a construção da referida infra-estrutura, a Guiné-Bissau estará em condições de produzir grandes quantidades de arroz e diminuir a sua importação.

Informou ainda que no encontro de Dakar foi discutida os aspectos ligados a construção da barragem hidroeléctrica de Kaleta, na Guine-Conacri e os preparativos para o relançamento da barragem da Sambagalon no Senegal.

"Quero informar que as duas barragens no seu computo geral terão capacidades para produzir 400 megawots  de energia eléctrica", disse.

Aquele governante frisou que, dentro em breve, ou seja até   Junho do ano em curso, os quatro países membros da OMVG, nomeadamente a Guiné-Bissau, Gâmbia, Senegal e Guine-Conacri, vão beneficiar de uma energia eléctrica limpa.

Afirmou que estão a ser finalizados os preparativos, sob o ponto de vista económico e técnico, para a construção de linhas de interconexão  que irão assegurar o transporte da energia desde Kaleta até a Guiné-Bissau.

"Aqui na Guiné-Bissau vamos dispor de quatro estações de conexão. Uma na localidade de Contabane, apartir da qual  vamos electrificar toda a zona Sul, uma  em Bambadinca para a zona Leste, e  outra em Mansoa para  Norte do pais e a capital Bissau cobrindo Biombo e afins", salientou.

 ANG/AC/SG

Sem comentários:

Enviar um comentário