sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Tráfico de drogas



Confirmada detenção de guineenses e cabo-verdianos no Togo

Lomé(Togo), 27 Fev 15 (ANG) – Uma delegação da Sociedade Civil integrado por um jornalista da ANG confirmou quinta-feira a detenção de  cinco e não quatro como anteriormente anunciado, de  cidadãos  da  Guiné-Bissau na prisão civil de Togo, por alegado trafico de drogas.

Segundo um despacho do jornalista da ANG, Queba Coma também se encontram detidos nessa prisão dois cidadãos cabo-verdianos, pelo mesmo motivo.

A visita à penitenciária de Togo efectuou- se a margem de um seminário sobre “Novo Quadro Harmonioso das Finanças Publicas” dos países da UEMOA que esta quinta-feira terminou os seus trabalhos, em Lomé.

“A delegação viu os detidos que confirmaram as suas nacionalidades guineenses, sendo dois naturais de Bissau, um de Gabú (leste da Guiné), um da região de Quinara e um outro guineense de origem nigeriana, mas com residência em Bissau”, disse Coma.

Para além dos quatro indivíduos, uma fonte junto da “Prisão Civil de Lomé” confidenciou ao repórter da ANG que igualmente, uma mulher e um adolescente de nacionalidades cabo-verdianas se encontram detidos neste estabelecimento penitenciário.

Sobre a proveniência dos reclusos, a ANG apurou  junto de uma fonte que preferiu não ser identificada que só um é que veio de Portugal e que os restantes vieram do Brasil ,incluindo os dois cabo-verdianos.

De acordo com essa fonte, um recluso pode levar até cinco anos sem ser julgado, e  em condições desumanas de  superlotação das celas e uma refeição diária, assegurada por familiares.

A mesma fonte disse que nessa conhecida Prisão Civil de Togo se encontram 2148 reclusos.
Ouvido pela ANG no final da visita à cadeia, Edson Bassuco Lopes, representante da Liga Guineense dos Direitos Humanos  no seminário  da UEMOA em Togo, lamentou a situação em que se encontram os detidos tendo prometido informar a direcçäo da Liga em Bissau para que seja diligenciada uma eventual extradição dos reclusos para a Guiné-Bissau.

Queba Coma, enviado especial a Lomé
  

Sem comentários:

Enviar um comentário