segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Economia/Finanças


BAD divulga Plano Estratégico de assistência à Guiné-Bissau

Bissau, 02 Jan 15 (ANG)-O Banco Africano para o Desenvolvimento (BAD) elegeu como prioridades para a Guiné-Bissau, a construção de infra-estruturas de apoio às populações e a ajuda a consolidação do Estado de Direito.

A informação consta num «Plano Estratégico» de assistência ao país, aprovada semana finda por esta organização financeira para o horizonte temporal 2015-2019.

De acordo com o documento divulgado hoje pela Rádio privada «Pindjiguiti», o BAD identificou as fragilidades do país e alertou para a necessidade de reformas no sector da defesa e melhorias no sistema judicial, com vista a promoção do crescimento econômico na Guiné-Bissau.

Segundo o documento, em termos concretos, o BAD vai intervir em quatro aspectos: a integração regional ao nível da África Ocidental, maior parceria de investimentos não estatais no país, coordenação eficaz das operações de doadores e diálogo sobre políticas governamentais.

De acordo com os dados do BAD, a fragilidade do país e contínua instabilidade têm resultado num acentuado declínio da economia guineense nos últimos anos A titulo de exemplo o BAD  cita a queda da  taxa de crescimento econômico  de 5.3 por cento em 2011, para 1.5 em 2012.

Ainda neste documento estratégico, o Banco diz que as condições de vida da maioria da população degradaram.


ANG/QC/JAM/SG

Sem comentários:

Enviar um comentário