quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Economia/Finanças



FMI volta entre Abril e Maio para negociar novos programas

Bissau, 25 Fev 15 (ANG) – A missão de avaliação económica do Fundo Monetário Internacional (FMI) que esteve de vista ao país ha uma semana deu nota positiva ao Governo pela normalização económica. 

 A saída de uma audiência com o Presidente da República, o chefe da missão, Filix Fischer disse que voltarão ao país entre Abril e Maio deste ano para negociar novos programas com Governo da Guiné-Bissau.

Fischer considerou a aprovação do Crédito Rápido pelo FMI em Novembro passado como um passo importante, depois de a Guiné-Bissau ter percorrido um caminho longo com muitas dificuldades.

Interrogado sobre as conclusões preliminares, o chefe da missão respondeu que o Governo tem feito esforços para normalizar as operações em termos de pagamentos das dívidas internas referentes aos atrasados salariais, externos e na incrementação das receitas através dos impostos.

Acrescentou que isto é importante para o país porque gera o dinheiro necessário que permita ao executivo efectuar despesas públicas. 

O ministro da Economia e Finanças, Geraldo Martins satisfeito com as conclusões preliminares do FMI, disse que o país esta numa situação melhor de que ha sete meses porque conseguiu normalizar o pagamento dos atrasados salariais e as dividas externas.

A missão do FMI esteve durante uma semana a avaliar a situação macroeconómica da Guiné-Bissau no quadro de um programa de assistência acordado com as autoridades guineenses. 

ANG/LPG/FMI/SG

Sem comentários:

Enviar um comentário