sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015


Reação
Governo satisfeito com  recomendaçöes do BM

Robane(Bubaque), 06 Fev 15 (ANG) – O Ministro da Economia e  Finanças manifestou-se satisfeito com o memorandum economico sobre a Guiné-Bissau elaborado pelo Banco Mundial e diz que parte do documento coincide com a visão estratégica para desenvolvimento produzido pelo executivo e que deve ser presente na proxima Mesa Redonda.

Geraldo Martins falava à imprensa no final da primeira sessão  do encontro de trabalho entre o governo guineense e as instituições financeiras internacionais que iniciou quinta-feira em Robane, ilha de Bubaque, no Sul da Guiné-Bissau.

O ministro das Finanças sublinhou que algumas lições propostas pelo BM no referido manifesto serão aproveitadas pelo executivo para melhorar o seu documento que vai levar à proxima Mesa Redonda, depois de aprovado a nivel nacional.

“Alguns aspectos nele constantes coincidem em grande parte com a visão estratégica elaborado pelo governo”, disse o governante.

Questionado sobre a relação entre os dois documentos com vista a participação do governo no encontro de Março, o ministro realçou a importância e necessidade da harmonização dos mesmos.

“O objectivo do documento a ser presente na Mesa Redonda deve expressar claramente o que o governo pretende para o pais, que estratégia  vai adoptar para atingir os referidos resultados e mobilizar os apoios dos parceiros internacionais”, vincou Gerlado Martins.
O Memorandum economico do Banco Mundial é um diagnóstico feito sobre todos os sectores, nomeadamente a pobreza, macro-economia, pescas, energia, agricultura, desenvolvimento dos recursos humanos, biodiversisdade e exploração mineira.
Geraldo martins disse que  a particularidade deste memorandum reside no facto de diagnoticar e propor soluções aos problemas, além de ser abrangente e de compreender sector por sector.

“E mais ainda, mostra o que é que o BM pode fazer com o governo da Guiné-Bissau nos proximos 12 meses”, salientou Martins que avança que o segundo dia dos trabalhos sera consagrado aos temas como industria extractiva, ou seja, exploração dos mineiros e biodiversidade.

O Governo guineense prevê para os dias 25 e 26 de Março em Bruxelas, Bélgica a realizaçäo de uma mesa redonda com os parceiros de desenvolvimento.
A iniciativa visa angariar fundos para a implementaçâo do programa de desenvolvimento do pais .

José A.Mendonça(Enviado especial da ANG)

 

.

 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário