terça-feira, 18 de agosto de 2015



Cidadãos guineenses exigem  recondução  de Simões Pereira nas funções de  Primeiro-ministro

Bissau, 18 Ago 15 (ANG) – Centenas de militantes e simpatizantes do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo-Verde(PAIGC), vindos de todas as regiões do país, participaram segunda-feira num "Mega Comício" de solidariedade para com demissionário Primeiro-Ministro Domingos Simões Pereira.
Presidente do PAIGC

Num ambiente de festa, ao som de tambores, danças de diversos grupos folclóricos nacionais, os populares exibiram dísticos com os dizeres "Jomav queremos de volta o Domingos Simões Pereira no cargo de Primeiro-Ministro", "Jomav respeite a vontade do povo", entre outros.

Os manifestantes que nem a chuva que caía  na capital fez dispersar, exigiam  com gritos,  a reposição de Domingos Simões a testa do executivo.

Na ocasião o Presidente do PAIGC e ex - Primeiro-Ministro, Simões Pereira, numa intervençao  apelou ao Presidente da República para respeitar a vontade do  povo.

Por sua vez, o  Coordenador do Mega Comício o ex-ministro da Administração Interna, Botche Cande agradeceu a presença de todas as pessoas que foram  solidariedade com o Presidente dos libertadores.

Candé apelou ao Presidente da República, José Mário Vaz a dar ouvido as pessoas que desde a primeira hora pediram-lhe para voltar atrás com a sua posição.

Aspecto da população
“O Governo derrubado,  esta, de facto, na mente de todos pelo bom trabalho que estava a fazer, e merece a nossa confiança”, afirmou.

Botche Candé acrescentou, por outro lado, que, dos governos que passaram no país nenhum deles conseguiu convencer a Comunidade Internacional a dar uma promessa de ajuda no montante de mais de um milhão de Euros.

"Convido ao Presidente da República a olhar pela ansiedade do seu próprio povo que o elegeu voltando a nomear Simoes Pereira  como  chefe de governo", referiu.

Simões Pereira foi de novo indicado pelo PAIGC, vencedor das últimas eleições legislativas do pais para chefiar o novo governo, depois de ter sido demitido nas funções pelo Presidente da República, na semana passada.

Aguarda-se a resposta do Presidente Mário Vaz sobre a recondução solicitada pelo PAIGC.

ANG/LLA/SG

Sem comentários:

Enviar um comentário