sexta-feira, 14 de agosto de 2015


Novo Primeiro-ministro/Consultas

Presidente Màrio Vaz comunica  partidos decisäo de solicitar ao PAIGC  indicaçäo de novo Primeiro-ministro

Bissau 14 Ago. 15 (ANG) – O Presidente da Repùblica, José Mario Vaz iniciou  hoje uma série de encontros com partidos com assento parlamentar estando no centro das conversas a decisao presidencial de solicitar ao PAIGC a indicar um nome para nomeaçäo de novo Primeiro-ministro.
Presidente da República e o líder do PAIGC

O primeiro recebido foi o  partido vencedor das ùltimas eleiçöes, o PAIGC, cujo lider é o Primeiro-ministro demitido, Domingos Simöes Pereira.

 “Limitamos a ouvir com atenção as pretensoes do Presidente da República de notificar o PAIGC, partido mais votado nas últimas eleições legislativas, para a indicação de uma proposta do novo chefe do governo", explicou.

Domingos Simöes Pereira disse que agradeceram essa intenção do Presidente da República, acrescentando que garantiram-lhe  que o PAIGC assim que receber essa comunicação fará a indicação do nome do futuro Primeiro-ministro porque é uma situação já resolvida ao nível do partido.

Simöes Pereira disse que os Estatutos do PAIGC são bem claros em relação a quem é que tem a competência para chefiar um governo em caso de vencer as eleições legislativas.

Por sua vez, o Secretário-Geral do Partido da Renovação Social (PRS) afirmou que a sua formaçao política está de acordo com a posição do Presidente da República em respeitar a legalidade constitucional.

“Somos pelo respeito da Lei e da Constituição da República em primeiro lugar”, afirmou Florentino Mendes Perreira.

No entanto, disse que estao de acordo com a disponibilidade do Presidente da República que tornou público a sua intenção de devolver o poder ao partido que ganhou as eleições legislativas neste caso o PAIGC.

Mendes Pereira disse que aconselharam o Presidente da República à continuar com o diálogo com os libertadores para a nomeaçäo  do novo Primeiro-Ministro.

Indagado sobre a possibilidade do seu partido voltar a ocupar pastas no próximo governo, o secretario-geral do PRS disse que cabe ao PAIGC decidir o modelo do executivo que vai formar.

Numa reuniäo quinta-feira com militantes o PAIGC na pessoa do seu presidente fez saber que vai de novo indicar o nome de Domingos Simöes Pereira para as funçöes de Primeiro-ministro.

ANG/FGS/SG

Sem comentários:

Enviar um comentário