quarta-feira, 19 de agosto de 2015


Saúde pública

Missão médica militar marroquina  assistiu mais de 17 mil pacientes em três meses

Bissau, 19 Ago 15 (ANG) - A Missão médica militar marroquina que se encontrava em Bissau desde Maio prestou assistência médica e medicamentosa a mais de 17 mil  pacientes , tendo efectuado cerca de 300 intervenções cirúrgicas.
Medico marroquino assiste um paciente guineense

A informação foi revelada terça-feira pelo chefe da Missão,  Khalid Sair no jantar de despedida oferecido pelo Presidente da República, José Mário Vaz, após três meses de assistência médica e medicamentosa gratuita às populações na Guiné-Bissau.

Khalid Sair informou ao chefe de Estado guineense sobre os dados de atendimento por especialidade, faixa etária e género.

De acordo com os dados do Chefe da Missão Marroquina, das mais de dezassete mil pessoas atendidas em diferentes especialidades medicas, 7.487 são mulheres, 7.174 homens e 3.202 crianças.

Acrescentou que, na especialidade da cirurgia foram atendidas 6.952,pacientes sendo 2.435 da oftalmologia, 994 em ortopedia, 1.108 de víscera, 788 de laringologia, 420 de odontologia e 1.207 de ginecologia obstétrica, tendo efectuado igualmente 262 intervenções cirúrgicas.

O Presidente José Mário Vaz manifestou a sua gratidão aos profissionais marroquinos e pediu ao chefe da missão que transmita a sua mensagem de agradecimento ao Rei Mohamed VI .

José Mário Vaz manifestou a disponibilidade total da Guiné-Bissau de cooperar  com Marrocos em diversas áreas.

Mareio Vaz disse esperar  que seja retomada a cooperação entre Marrocos e Guiné-Bissau no domínio de formação Técnico-Militar.

O Presidente da República entregou as tradicionais presentes de pano de pente aos 30 oficiais técnicos da saúde, em retribuição recebeu algumas lembranças oferecidas pelos marroquinos.

A Missão médica militar marroquina é composta por 22 médicos e 18 enfermeiros.

Encontrava-se em Bissau um total de 108 efectivos militares das forças armadas marroquinas no quadro da visita efectuada pelo rei do Marrocos ao país no Maio último.

ANG/AALS/SG

Sem comentários:

Enviar um comentário