quinta-feira, 20 de agosto de 2015


Governaçäo

 

Baciro Dja nomeado novo Primeiro-ministro

 

Bissau,20 Ago 15(ANG) - O Presidente da República, José Mário Vaz nomeou hoje Baciro Djá para as funções do novo Primeiro-Ministro, volvidos oito dias após a demissão do executivo de Domingos Simões Pereira.
Novo Primeiro-Ministro Baciro Dja

 
A notícia consta no Decreto Presidencial nº 06/2015, hoje tornado publico.

O Decreto Presidencial refere que, tendo em conta o teor do Decreto Presidencial de 12 de Agosto, que demitiu o ex. Primeiro-ministro, Domingos Simões Pereira, foram cumpridas todas as formalidades constitucionais.

Baciro Djá se demitiu do governo de Domingos Simões Pereira alegando quebra de confiança, antes do Presidente da República ter demitido o Primeiro-ministro, Simões Pereira.

É  o terceiro  vice-presidente do PAIGC, vencedor das ultimas eleições legislativas, mas na sequência de um processo disciplinar foi suspenso do partido, por alegadas práticas anti estatutárias, tendo essa decisão sido anulada mais tarde pelo Tribunal Regional de Bissau na sequência de uma providência cautelar requerida por Baciro Dja.

 O Presidente da República demitiu o governo constitucional de inclusão liderado pelo PAIGC e chefiado  por Domingos Simões Pereira, que também é presidente do PAIGC, no dia 12 do corrente mês alegando  crise de relacionamento com o chefe de Estado e propôs ao partido libertador a indigitação de  outro nome para ocupar o cargo.

O PAIGC remeteu de novo ao José Mário Vaz o nome de Domingos Simões Pereira para o futuro Primeiro-ministro sustentando a decisão com os  estatutos do partido que determinam que em caso de vitoria eleitoral é o presidente do partido o candidato ao cargo de Primeiro-ministro.

ANG/ÂC/SG

Sem comentários:

Enviar um comentário