sexta-feira, 14 de agosto de 2015


Saúde Pública

Unicef doa máquinas de produção de sal iodado ao Ministério da Saúde

Bissau, 14 Ago 15 (ANG) – O Ministério da Saúde Publica beneficiou recentemente de cinco unidades de produção de sal iodado e materiais informáticos doados pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF).

Saquinho de Sal Iodado
Segundo o jornal Nô Pintcha, no acto da entrega dos referidos materiais, o representante do UNICEF no país disse que o gesto visa apoiar o governo na política de alimentação, nutrição e sobrevivência das Crianças, nas regiões beneficiárias nomeadamente, Biombo, Cacheu, e Tombali.

Abubacar Sultan disse ainda que com o gesto pretendem reforçar a capacidade de produção e de consumo de sal iodado e reduzir a prevalência do bócio no país, bem como diminuir as doenças associadas à deficiência em iodo.

Sultan defendeu, por outro lado, a necessidade de controlo da qualidade do sal importado, assim como das produzidas internamente em prol da vida saudável das crianças.

De acordo com o representante de UNICEF, o nível de consumo de iodo no país é muito baixo e preocupante, sobretudo no Sector Autónomo de Bissau e na Região de Biombo.

O Director-geral da Promoção e Prevenção de Saúde, Nicolau de Almeida agradeceu o gesto do UNICEF, e garantiu que o apoio irá servir para o reforço da capacidade no processo de luta contra a má nutrição.

Por outro lado, prometeu entregar os referidos donativos doados  aos destinatários.

O país prevê uma produção anual a nível nacional em cerca de 600 toneladas de sal iodado.
ANG/LLA/SG

Sem comentários:

Enviar um comentário