quinta-feira, 13 de agosto de 2015

Crise política



Presidente da República demite Governo de Domingos Simões Pereira
Bissau,13 Ago 15(ANG) - O Presidente da República, José Mário Vaz, demitiu na noite de quarta-feira, dia 12 do corrente mês, o Governo liderado por Domingos Simões Pereira, através de um Decreto presidencial divulgado às 23,10 horas na Rádio Difusão Nacional.
A decisão foi divulgada pela emissora pública da Guiné-Bissau cerca de três horas depois de o chefe de Estado José Mário Vaz ter feito um discurso à nação, no qual referiu que uma remodelação governamental não chegava para resolver a crise política no país.
Na apresentação da sua mensagem à Nação durante  cerca de 40 minutos, perante jornalistas no Palácio da República, pelas 20 horas, o chefe de Estado não revelara se ia ou não destituir o Governo.
José Mário Vaz  começou por dizer que o país volta a viver momentos dramáticos, marcados por uma grave crise politica e institucional.
Afirmou que alguns titulares de órgãos da soberania perderam a serenidade e o discernimento indispensáveis a uma sã convivência interinstitucional.
O Chefe de Estado afirmou que uma remodelação governamental não chegava para resolver a crise política no país.
"Mesmo que todos os membros do Governo fossem substituídos, ainda assim, a grave crise política que põe em causa o regular funcionamento das instituições não seria provavelmente ultrapassada, na medida em que a questão substantiva é a quebra mútua da relação de confiança com o próprio Primeiro-Ministro", frisou José Mário Vaz.

O Presidente da República salientou que o resultado eleitoral do PAIGC, é somatório do esforço de todos os seus simpatizantes, militantes e dirigentes desta formação politica.

Referiu  que a vitória nas eleições se deve à força do partido, à dedicação e empenho pessoal de cada um dos deputados nos respectivos círculos.

"A vitoria é do PAIGC e é a este que pertence o direito de governar e não podendo esse direito ser pessoalizado ou privatizado por um grupo de interesses instalado no seio do partido, ao ponto de ameaçar a paz social e fazendo-o a mergulhar num caos e conduzi-lo a uma guerra civil, caso as instituições do Estado não se declinarem perante a pessoa do Primeiro-Ministro", explicou o Presidente da República.

A demissão do governo surge apos um ano de exercício do executivo liderado por Domingos Simões Pereira, igualmente presidente do PAIGC, vencedor das últimas legislativas.  

ANG/ÂC/SG 

Sem comentários:

Enviar um comentário